Moradores de Aurora e Santa Tereza sofrem com a falta de água: ATS lamenta

Em Aurora a situação não é de agora, conforme relatam dois vereadores da cidade, "oscila muito". Em Stª Tereza moradores estão sem água desde 2º. ATS negou situação em Aurora e lamentou de Stª Tereza.

Falta de água causa transtornos a moradores
Descrição: Falta de água causa transtornos a moradores Crédito: Da Web

Moradores do município de Aurora do Tocantins procuraram a redação do portal T1 Notícias, pela segunda vez este ano, para relatar o sofrimento das famílias com a oscilação no abastecimento de água da cidade.

De acordo com dois vereadores da cidade, Dilcimar e Gervalino Pereira, o município já está nessa situação há 11 dias. “Vem um pouco e falta de novo”, contou Dilcimar. Eles reclamam que o problema já acontece há muito tempo, que já levaram ao conhecimento da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), responsável pelo abastecimento e distribuição de água no município, mas que nada foi resolvido. “Aqui não tem mais nem como trabalhar. Porque ninguém tem como lavar uma roupa, não tem como fazer nada. Está um caos”, relatou o vereador Gervalino.

“É uma falta de respeito com o povo de Aurora. A gente paga os talões certinho, cumprimos as normas e não tem água. Agora, se não pagar, eles cortam”, disse.

Outro município que está sofrendo com a falta de água é Santa Tereza do Tocantins. De acordo com o prefeito Trajano Pereira Neto (PMDB), desde segunda-feira, 24, a cidade está sem água. “Já procurei saber o que está acontecendo e eles dizem que estão esperando uma peça de uma bomba que queimou chegar de São Paulo, que só lá tem essa peça. Enquanto isso tem 2.600 moradores sofrendo com a falta de água”, contou.

O prefeito estava indignado porque não conseguia sequer saber a quem procurar. “É uma parceria da Saneatins com a ATS que você não sabe quem procurar. Eu procurei a Saneatins de Porto Nacional e me pediram para ligar no 0800. Onde já se viu um prefeito ter que ligar no 0800 para ser atendido?”, criticou. 

 

ATS nega falta de água em Aurora e lamenta ocorrido em Santa Tereza

Procurada pelo T1 Notícia, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), que é responsável pela distribuição e abastecimento de água nos dois municípios, não respondeu aos questionamentos da redação referente a uma solução para os problemas no município de Aurora. Em nota, a ATS disse apenas que “não tomou conhecimento de nenhuma reclamação de consumidores através dos canais de atendimento sobre problemas no serviço de abastecimento de água de Aurora”.

Afirmaram, no entanto, que após a solicitação do Portal T1 Notícias realizaram uma visita in loco por meio do operador da cidade que apontou que “o sistema de abastecimento de água da cidade está funcionando normalmente”.

Em Santa Tereza, a ATS informou que “o serviço de abastecimento de água será normalizado até ás 16h desta quarta-feira, 26”. O órgão confirmou a informação repassada ao prefeito da cidade de que uma bomba havia queimado e garantiram “já foi expedida a autorização para a troca do equipamento (bomba) queimado”. 

A ATS lamentou os transtornos provocados pela suspensão do abastecimento e informou que vem “trabalhando dioturnamente para manter os serviços de sua competência funcionando regularmente”.

 

Leia também:

Moradores reclamam que falta água todo dia em Aurora: ATS justifica oscilação

Comentários (0)