Moradores do Bertaville reclamam da BRK por falta de água e mau odor no bairro

Após o fornecimento ter sido, aparentemente, normalizado na noite de domingo, os moradores foram surpreendidos nesta segunda-feira, 26, com a escassez nas torneiras.

Crédito: Divulgação

Desde a última sexta-feira, 23, os moradores do Setor Bertaville, na região Sul de Palmas, tem sofrido com a irregularidade no fornecimento de água naquele bairro. Após o fornecimento ter sido, aparentemente, normalizado na noite de domingo, os moradores foram surpreendidos nesta segunda-feira, 26, com a escassez nas torneiras.

 

Por conta da situação, à qual alegam não terem respostas da BRK Ambiental, a concessionária de água, alguns decidiram registrar queixa no Procon Municipal nesta segunda-feira. Foi o caso do funcionário público Cezar Augusto Ferreira Cruz, de 34 anos. A empresa, segundo eles, não informa com antecedência sobre a suspensão, ficando no ar a dúvida sobre o que estaria ocasionando o desabastecimento.

 

“Desde sexta estamos sem água. Hoje pela manhã ela retornou bem forte, mas muito suja de barro, que sujou a caixa d’água toda. E por volta das 11 horas já acabou de novo”, relata.

 

Um vídeo chegou a circular entre os moradores por aplicativos de conversa nesta segunda, no qual uma moradora liga a torneira de uma pia, mas a água não jorra da torneira. “Nem uma gota dá água da rua. Isso é uma vergonha, pagamos um absurdo de água, e num calor desse e sem água”, reclama.

 

Odor forte

 

Outro problema que os moradores voltaram a reclamar é o intenso odor exalado no Bertaville devido a uma Estação de Tratamento de Esgoto localizada bem na entrada do bairro. “Esses dias tem sido pior que os outros, difícil respirar”, conta a estudante Moema Borges.

 

Em nota ao T1 Notícias, a BRK Ambiental esclareceu que a ocorrência de falta de água dos últimos dias, na região Sul de Palmas, se deu em razão de um vazamento na rede de abastecimento.

 

Segundo a empresa, outro vazamento foi identificado na tarde desta segunda-feira (26), e o reparo necessário já foi realizado. "A normalização deve ocorrer gradualmente até às 21h. Uma reclamação sobre alteração da cor da água foi recebida pelas equipes da concessionária que realizaram descargas para limpeza da rede. A concessionária reforça que todo morador que notar alterações em seu abastecimento deve solicitar uma visita da equipe ligando para o 0800 6440 195", completa a nota.   

 

Quanto a nova estação prevista para substituição da Estação de Tratamento de Esgoto Aureny, a BRK disse ainda que a nova obra tem previsão para ser iniciada em 2021. "A concessionária esclarece que adota medidas para amenizar a emissão de odor, característico do tratamento de esgoto, como a cobertura da área de recebimento do esgoto bruto (de odor mais forte), a cobertura vegetal para barreira natural e ainda a destinação de caminhões limpa-fossa para outra estação da cidade", finaliza.

Comentários (0)