A 1ª Mostra de Música Instrumental Cultura Popular, realizada no Distrito de Taquaruçu, de sexta-feira, 10, a domingo, 12, teve mais de 100 horas de evento, entre apresentações como dança dos povos indígenas, oficinas, shows dos cancioneiros Xangai e Juraíldes da Cruz, além de destaques da nova música instrumental brasileira.
O Mutum teve abertura oficial na sexta-feira, 10, com o Encontro de Cantadores Indígenas, na praça Joaquim Maracaípe, onde indígenas das etnias Apinajé, KraôJavaé e Karajá participaram da Cantoria, e foi encerrado no domingo, 12, com shows de Juraíldes da Cruz e Xangai.
Para o diretor cultural do Mutum, J. Bulhões, realizar o evento é muito importante para o resgate da cultura tocantinense. “Queremos por meio deste evento fortalecer a música instrumental no Tocantins e as tradições das culturas aqui representandas pelos indígenas e catireiros”, afirmou.
O projeto faz parte da programação da Temporada de Férias da Capital, realizado pela DB Produções Musicais, pela ONG Casa da Árvore e pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Itaú Cultural, que o selecionou por meio do programa Rumos, e apoio da Casa do Artesão de Taquaruçu, Agência Municipal de Turismo, Jubalina Produções e Sebrae.
(Com informações da Secom Palmas)
Comentários (0)