MP emite recomendação após aglomeração em vacinação de idosos; Gurupi justifica

Promotor orienta que os gestores verifiquem a possibilidade de implementação de agendamento de local, data e horário de vacinação. A prefeitura afirmou que vai prestar todos os esclarecimentos

Recomendação também orienta pela ampliação dos pontos de vacinação
Descrição: Recomendação também orienta pela ampliação dos pontos de vacinação Crédito: Divulgação/MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, expediu Recomendação Administrativa à prefeita de Gurupi e ao Secretário Municipal de Saúde para que promovam medidas a fim de organizar a vacinação contra a Covid-19. Segundo o órgão, a aglomeração de idosos e a enorme fila de carros no local da imunização na manhã desta quinta-feira, 25, motivou a ação. Em nota encaminhada ao Portal, a prefeitura de Gurupi disse que recebeu o documento e "vai prestar todos os esclarecimentos solicitados dentro do prazo".

 

No documento, encaminhado na manhã de hoje, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes orienta que os gestores verifiquem a possibilidade de implementação do sistema de agendamento de local, data e horário de vacinação, para que haja um melhor fluxo de pessoas nos locais de vacinação, como forma de prevenir a disseminação do novo coronavírus. 

 

Além disso, a recomendação dispõe que sejam incluídos, na atual fase, os cuidadores de idosos acamados, com limitações graves (como Alzheimer avançado) e de idosos com mais de 74 anos, devendo ser limitada a vacinação a um cuidador por idoso, priorizando-se os assistidos de mais idades. 

 

Em outros pontos abordados, a recomendação provoca o município a realizar mutirões de vacinação nos finais de semana, com intuito de agilizar o processo de aplicação das vacinas do público-alvo, bem como a promover, com urgência, a avaliação e a identificação da estrutura existente na rede de atenção primária para vacinação, assegurando, assim, a agilidade na vacinação. 

 

A Secretaria de Saúde de Gurupi justificou que nesta manhã "houve um princípio de aglomeração porque a comunidade estava ansiosa pela vacina e não se atentou que a imunização está prevista para ocorrer durante 3 dias, como foi informado por meio da imprensa e também por meio das publicações oficiais da prefeitura. Neste momento a situação já está controlada, sem aglomeração".

 

A prefeitura ressaltou ainda que reforçou o "pedido para que o público-alvo desta faixa etária siga as medidas de distanciamento e que possa comparecer à vacinação ao logo do período informado".

 

Demais orientações

 

A recomendação também orienta pela ampliação dos pontos de vacinação, mantendo horários estendidos de funcionamento dos postos; realização de mapeamento da população, por área, que se enquadra nos grupos prioritários, a fim de organizar uma estratégia de busca ativa e monitoramento; adoção de medidas proativas de monitoramento da cobertura vacinação, identificando pessoas que estão com pendência de vacinais; realização de ações de vacinação extramuros das salas de vacinas, a exemplo da modalidade drive-thru e salas itinerantes; adoção de providências para viabilizar a utilização das sobras de doses de vacina em cada unidade e a promoção de publicidade dos termos recomendados.

 

Confira a nota da prefeitura de Gurupi na íntegra:

 

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde, informa que recebeu a recomendação do Ministério Público Estadual e que vai prestar todos os esclarecimentos solicitados dentro do prazo.

 

A Secretaria explica ainda que houve um princípio de aglomeração no início desta manhã porque a comunidade estava ansiosa pela vacina e não se atentou que a imunização está prevista para ocorrer durante 3 dias, como foi informado por meio da imprensa e também por meio das publicações oficiais da Prefeitura. Neste momento a situação já está controlada, sem aglomeração.

 

A prefeitura reforça o pedido para que o público-alvo desta faixa etária siga as medidas de distanciamento e que possa comparecer à vacinação ao logo do período informado.

 

Ressaltamos os locais, horários e datas de vacinação.

 

Na quinta-feira (25) e sexta-feira, das 8 às 17 horas, e no sábado das 8 às 12 horas. Os idosos de 75 a 79 anos devem se deslocar à UBS Sol Nascente para receber o imunizante. Já os idosos de 70 a 74 anos, nestes mesmos dias e horários, deverão ir ao ponto volante, montado ao lado da Praça do Centro de Convenções Mauro Cunha, no centro da cidade.

Comentários (0)