Número de novos devedores no comércio de Araguaína cai 70% em novembro deste ano

Outro dado que também mostra o comprometimento dos consumidores é o número de pessoas que quitaram seus débitos e tiveram os nomes limpos. O aumento foi de 6,06% em comparação a outubro

Comércio de Araguaína tem dados positivos
Descrição: Comércio de Araguaína tem dados positivos Crédito: Foto: Aciara

Dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), apurados pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) em novembro deste ano, apontam que os consumidores que compram no comércio de Araguaína estão mais cuidadosos e responsáveis com as contas a pagar. Segundo o relatório, em comparação com o mês anterior (outubro), houve uma queda de 70,63% no número de novos inscritos no SPC, ou seja, os consumidores estão pagando em dia suas parcelas. Já no comparativo com novembro de 2015, a queda também é significativa, 63%.

 

Conforme a Aciara, outro dado que também mostra o comprometimento dos consumidores é o número de pessoas que quitaram seus débitos e tiveram os nomes limpos. O aumento foi de 6,06% em comparação a outubro.

 

O diretor de SPC da Aciara, Alberto Luna, considera o cenário positivo. “Os consumidores precisam de crédito nesta época para as compras de fim de ano. Isto faz com que haja uma preocupação maior com as contas. Há também o componente da economia nacional, que dá sinais de recuperação e isso se reflete no poder de compra dos consumidores”, explica Alberto.

 

O aumento no número de consultas ao SPC também é outro termômetro que corrobora a gradual melhora na economia. Em relação a novembro de 2015, as consultas aumentaram 26,09%, o que representa uma procura maior pelo crédito.

 

Ainda segundo a Aciara, a tendência é que mais pessoas consigam recuperar o crédito no comércio nas próximas semanas. No fim de novembro, a Aciara lançou a campanha “Limpe seu Nome”, com mais de 10 lojas participantes. “A pessoa pode consultar o CPF gratuitamente nas lojas parceiras para saber se o nome está sujo. Depois é só procurar a empresa para negociar”, diz o presidente da Aciara, Márcio Parente. Os débitos negociados terão desconto de 100% nos juros e multas.

 

(Com informações da Ascom/Aciara)

Comentários (0)