O Tocantins abre mais uma porta para o ecoturismo de aventura no coração do Brasil

O evento reuniu, prefeitos, secretários municipais do turismo, Sebrae, empresários do ramo turístico, e comunidade local.

Gestores participam de palestra em Dianópolis
Descrição: Gestores participam de palestra em Dianópolis Crédito: Divulgação

Destacar as potencialidades local, motivar o turista, investindo no marketing de turismo é a proposta da palestra “Destino, Produto e Mercado”, apresentada para gestores públicos e promotores do turismo na região Sudeste do Tocantins, local, onde existe um dos cenários mais exóticos do ecoturismo no país, com rios, cachoeiras, grutas, canyons, carvernas e paisagens de encher os olhos, na famosa “Serras Gerais”.

 

A palestra, que tem como objetivo organizar o turismo de forma planejada, com gestão e visão de mercado, através do marketing, destacou as potencialidades da região Sudeste do Tocantins, pontuando os passos que devem ser seguidos para fomentar o turismo local. “O turismo deve ser pensando desde a sua comercialização como produto à sua acessibilidade”, destacou a palestrante, Nayara Marques, Técnica da Coordenação Geral de Produtos Turísticos do Ministério do Turismo.

 

Além disso, a palestrante, falou sobre o papel do poder público e iniciativa privada dentro da promoção do turismo. “Quem fomenta o turismo no local é o poder público, com o papel de promove-lo, fornecendo segurança e ações de qualificação, enquanto a iniciativa privada é quem vai formatar a comercialização do produto que é o turismo”, frisou Nayara.

A palestra reuniu, centenas de pessoas em Dianópolis, cidade do Sudeste do Tocantins, que integra um grupo de quatro municípios: Almas, Rio da Conceição, Natividade e Dianópolis, que compõe “As Serras Gerais”, hoje um dos roteiros turísticos mais procurados da região, por quem curte e gosta de aventuras. “O turista precisa estar motivado a viajar. E essa motivação surge através do planejamento de quem comercializa o turismo no local. Para isso, precisamos planejar com estratégia de marketing, mostrando o destino com ferramentas acessíveis, a exemplo das redes sociais”, frisou Nayara. 

 

O evento reuniu, prefeitos, secretários municipais do turismo, Sebrae, empresários do ramo turístico, e comunidade local. O chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Hercy Filho, falou sobre a importância da promoção e fomento do turismo local, destacando as potencialidades das Serras Gerais. “O Tocantins está inserido em rota internacional do turismo, atraindo olhares dos quatro cantos do mundo, a exemplo da Holanda. Este olhar não é apenas de apreciação, mas de investimento. As Serras Gerais é um dos grandes cartões postais do turismo brasileiro e precisa ser conhecida, ser levada ao conhecimento do mundo. E o MTur, junto com prefeituras, parceiros como Sebrae e investidores estão dando as mãos para fomentar e promover essa região”, destacou.

 

Investindo no turismo nas Serras Gerais, desde 2015, a empresária Francisca Eliene Alves de Lima, que investiu na gastronomia local, com a implantação de um restaurante, ofertando ao turista, além do cardápio, aventura com rafting e boia cross, nas águas do Rio Manoel Alves, destaca a importância da parceria com o MTur para a promoção do turismo nas Serras Gerais. “A gente fica mais motivado, uma parceria que vai levar as Serras Gerais, além daquilo que imaginávamos. Saber que nosso produto estará sendo levado para o Brasil e para mundo é a realização de um sonho. O Sudeste do Tocantins, as Serras Gerais já é uma referência. E isso nos mostra a força do turismo no Tocantins, no Sudeste, nas Serras Gerais. Com essa parceria, já estamos nos preparando com ampliação do nosso espaço, tudo pensando em melhor atender o turista”, pontuou.

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Parceiro na promoção, e desenvolvimento do Turismo na região, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também esteve presente. “O Tocantins tem grandes potencialidades turísticas. As Serras Gerais está sendo projetada para um cenário internacional, e o Sebrae é parceiro na realização de projetos, de ações que busquem a qualificação do serviço, para que possamos ser referência para o turista que venha buscar o ecoturismo nesta região”, frisou o gerente regional do Sebrae, Antônio Curcino.

 

Prefeito de Dianópolis, cidade polo do Sudeste do Tocantins e integrante do grupo de municípios das Serras Gerais, Padre Gleibson Moreira, destacou as parcerias que estão sendo fechadas para fomentar o ecoturismo na região. “Sozinhos não somos nada. Temos o produto que todos queriam ter. Os olhos do mundo começam a se voltar para o Sudeste do Tocantins, para as Serras Gerais, e são estas parcerias, com MTur, Sebrae, prefeituras, investidores e comunidade, que vai certificar e atestar a qualidade dos serviços que estaremos ofertando ao turista que procurar essa região para explorar. É mais uma porta que se abre para o turismo no coração do Brasil”, afirmou o prefeito.

 

No final do evento, foram entregues aos municípios, material (encarte publicitário), produzido pelo MTur, para promoção e divulgação do ecoturismo nas Serras Gerais. “Este material foi pensando, preparado diretamente com informações das Serras Gerais, com o objetivo único de levar essa mensagem de potencialidade da região Sudeste do Estado do Tocantins para o mundo”, afirmou o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.

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