Palmas está entre as 10 capitais escolhidas para integrar projeto-piloto

Cada uma das cinco regiões do País terá duas capitais representantes no projeto. Além de Palmas, a Região Norte foi contemplada com Rio Branco (AC).

Crédito: Ascom Palmas

Participando de uma iniciativa inédita no Brasil, Palmas está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que busca preparar os municípios para ofertar experiências inovadoras aos visitantes e promover melhorias da gestão e dos níveis de competitividade turística. Cada uma das cinco regiões do País terá duas capitais representantes no projeto. Além de Palmas, a Região Norte foi contemplada com Rio Branco (AC).

 

O anúncio das cidades contempladas foi feito nesta quinta-feira, 22, pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em videoconferência com representantes dos municípios. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Mila Jaber, participou da reunião representando a Capital do Tocantins.

 

Segundo o projeto, um Destino Turístico Inteligente é caracterizado por oferecer a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade.

 

Diagnóstico

 

O projeto envolve, além do desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, a realização de um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais. A partir do projeto-piloto, será possível analisar os procedimentos atuais e programar estratégias, considerando as especificidades regionais, para criar um formato próprio e, em seguida, aplicar em outras cidades brasileiras.

 

Com informações do Ministério do Turismo.

Comentários (0)