Perímetro urbano da TO-050 em Palmas completa 125 dias sem acidentes com mortes

Combate à imprudência, parcerias com órgãos reguladores do Estado e ações de fiscalização com multa foram destacados pelo secretário Cristian Zini como motivadores para redução de acidentes na TO-050

Zini comenta sobre a redução de acidentes na TO
Descrição: Zini comenta sobre a redução de acidentes na TO Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A rodovia TO-050, no perímetro urbano de Palmas está completando nesta sexta-feira, 30, 125 dias sem registro de acidente com morte. A informação é da Secretária de Mobilidade, Trânsito e Transporte, que atribuiu a conquista às ações de fiscalização, combate à imprudência e parcerias com órgãos reguladores do Estado.

 

O secretário Christian Zini concedeu entrevista exclusiva ao T1 Notícias na tarde desta sexta onde explicou as ações que vem ocorrendo e destacou medidas implantadas e em faze de implantação na Capital, que tem o propósito de gerar conscientização dos motoristas e a consequente diminuição no número de acidentes.

 

Zini explicou que somente no ano passado, dos acidentes com mortes registrados na Capital, cerca de 50% foram no perímetro urbano da rodovia, um percentual alarmante para a extensão de Palmas. “O que ficou constatado é que os principais causadores desses acidentes foram a imprudência, alta velocidade e embriaguês ao volante”, pontuou.

 

“Conseguimos reduzir o número de acidentes e ter essa conquista de 125 dias sem acidentes com vítimas fatais promovendo ações mais enérgicas de fiscalização, com pardais eletrônicos, identificamos pontos onde os motoristas usavam para passar em local proibido e fizemos vala no local, o que até ajuda, mas a imprudência é tanta que eles dão um jeito de passar mesmo assim, tanto que agora vamos licitar guardirreios, que são aqueles disciplinadores, para colocarmos nos locais onde há mais incidência de imprudências”, explicou Christian Zini.

 

Atualmente em Palmas há 81 agentes de Trânsito, que atuam em toda Capital, apurando e coibindo imprudências. O secretário disse que apesar do número não ser o suficiente, as ações não perdem a eficácia devido o auxílio da tecnologia. “Aumentamos nosso efetivo recentemente por meio de concurso público e colocamos nas mãos dos agentes aparelhos eletrônicos que permitem a ocorrência de multas em apenas 30 segundos, isso trouxe qualidade na fiscalização, consequentemente aumentaram os punições como multas, por exemplo, o que acaba inibindo o motorista de cometer infrações”, destacou Zini.

Comentários (0)