Por reposição salarial, servidores do IFTO de Paraíso protestam na BR-153

Com 25 dias de paralisação, os servidores do IFTO campus de Paraíso do Tocantins fizeram manifestação na manhã desta sexta-feira, na BR 153 em frente o posto da PRF. No TO oito campi estão em greve.

Servidores protestam na BR-153
Descrição: Servidores protestam na BR-153 Crédito: Divulgação

Os servidores do Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) do campus de Paraíso realizam uma manifestação na BR-153 em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade, na manhã desta sexta-feira, 28. Os servidores chegaram a paralisar o trânsito no trecho e continuam no local durante toda a manhã.

 

Dos 11 campi do IFTO, oito estão com as atividades paralisadas, mantendo em funcionamento apenas os serviços essenciais como protocolo, financeiro e recursos humanos. Segundo as informações da assessoria de comunicação, nesta sexta, em Paraíso, os alunos que já concluíram o curso vão inclusive ter a colação de grau, tendo em vista que os formandos não podem sair prejudicados com a greve que completa hoje 25 dias no campus.

 

No Brasil, são 47 dias de greve nos Institutos Federais de Educação com 245 campi e prédios administrativos paralisados. A principal pauta de reivindicação é a reposição salarial que não é concedida há cinco anos. Outro ponto colocado pelos servidores em greve é a estrutura das instituições, os servidores pedem que a expansão da rede federal de ensino aconteça primando pela qualidade e responsabilidade.

 

Os servidores reivindicam também a redução da jornada de 40 para 30 horas semanais, regulamentação quanto a gratificação por atividade penosa de servidores, uniformização das políticas de progressão da categoria e várias outras questões.

 

Comentários (0)