Praça da Catedral Nossa Senhora das Mercês será restaurada em Porto Nacional

O investimento será de R$ 570 mil, provenientes do Ministério do Turismo, com 10% de contrapartida do Estado.

Praça da Catedral será restaurada
Descrição: Praça da Catedral será restaurada Crédito: Koró Rocha/SecomTO

A Praça Nossa Senhora das Mercês, localizada em frente à Catedral, no centro histórico de Porto Nacional, será restaurada e voltará a ter as características de quando foi construída, no início do século 19. O início das obras está previsto para os próximos 20 dias.

 

Assim como o centro histórico da cidade, a praça é monumento tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a restauração será executada através de  convênio firmado entre o governo do Estado, a prefeitura de Porto Nacional e o Iphan. O investimento será de R$ 570 mil, provenientes do Ministério do Turismo, com 10% de contrapartida do Estado.

 

A obra de revitalização será realizada nos 3.031,80m² da praça, envolvendo intervenções nas áreas verdes, pisos, iluminação pública e de destaque da Catedral Nossa Senhora das Mercês; no paisagismo e bancos e lixeiras, agregando mobilidade com a construção de rampas de acesso para cadeirantes, preservando a arquitetura do entorno e corrigindo as distorções de uma reforma anterior pela qual passou o monumento. O projeto prevê também a interação do público com o ambiente e as edificações históricas, substituição das luminárias, dos bancos de jardim e do palco.

 

“Essa obra tem grande importância cultural, na medida em que vai revigorar uma área tombada como patrimônio histórico pelo Iphan e devolver a ela suas características originais”, disse o subsecretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Carlos Bezerra.

 

Para o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, o projeto será fundamental para a revitalização de todo o centro histórico da cidade. “Estamos conservando aquilo que as gerações anteriores nos deixaram. Nosso centro histórico é patrimônio cultural não apenas da sociedade portuense, mas de todos os tocantinenses”, afirmou o prefeito.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)