Prefeitura de Palmas aponta redução de 94% do número de mortes na TO-050

O Projeto destaca a fiscalização eletrônica para induzir os condutores a respeitar a velocidade regulamentada na via, uma vez que estudos apontam que a principal causa de acidentes é a imprudência

Fiscalização é responsável por redução
Descrição: Fiscalização é responsável por redução Crédito: Foto: Júnior Suzuki

Uma redução em 94% no número de mortes na TO-050 e no perímetro urbano da Capital, uma redução de 41% nos números de acidentes graves e de 30% nos números de acidentes fatais foram apontadas por dados coletados pelo Projeto Vida no Trânsito em Palmas. O levantamento é um comparativo entre o primeiro semestre e o segundo semestre de 2015, visto que o novo sistema de fiscalização começou a ser implantado no final de junho do referido ano.

 

O Projeto destaca a contribuição da fiscalização eletrônica para induzir os condutores a respeitar a velocidade regulamentada na via, uma vez que estudos apontam que a principal causa de acidentes é a imprudência associada ao excesso de velocidade. Na TO-050, local onde chegou a representar 50% das mortes dentro do perímetro urbano de Palmas em 2014, a redução foi drástica. Foram 15 mortes no primeiro semestre de 2015, contra uma vítima fatal no segundo semestre.

 

No primeiro trimestre deste ano houve uma redução de 50% no número de mortes no trânsito, comparado ao mesmo período do ano anterior. Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2015, dez pessoas perderam a vida no trânsito em Palmas e neste ano foram cinco vítimas fatais.

 

Zuilton Chagas, coordenador da Comissão de Dados e Informações do Projeto Vida no Trânsito, afirma que experiências em outras cidades demonstram que um dos meios mais eficazes para reduzir o número de mortos de feridos é a adoção de controle de velocidade, através de monitoramento por radares e lombadas eletrônicas. “É senso comum que a alta velocidade é um dos fatores de risco e gravidade das lesões em acidentes de trânsito”, acrescentou.

 

Outra importante vantagem social apontada pelo uso dos equipamentos eletrônicos é a redução dos gastos públicos, principalmente, relacionados com a saúde pública e a seguridade social. Uma vez que em levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde são gastos no atendimento aos sequelados no trânsito mais de 3% do Produto Interno Bruto mundial, chegando a 5% nos países em desenvolvimento.

 

O acidente de trânsito não causa problemas apenas no tráfego ou para a pessoa envolvida, mas gera despesas como nas ações de resgate e socorrista feita pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), internações e atendimentos hospitalares, além das despesas do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

 

O SAMU em Palmas registrou uma queda de 25% nos atendimentos às vítimas de trânsito, segundo levantamento entre o primeiro semestre e o segundo semestre de 2015. No primeiro semestre foram registrados 976 e no segundo semestre esse número reduziu para 737. Uma média de cinco atendimentos a vítimas de trânsito por dia na Capital.

 

Radares

Para determinar a necessidade da instalação de medidor de velocidade, o Município realiza estudos técnicos, conforme estabelece o anexo I da resolução Nº 396/2011, como: característica da via; velocidade média que os veículos estão circulando no trecho; número de acidentes no local e potencial de risco no local.

 

Os dados de acidentes são levantados pelo Projeto Vida no Trânsito. E com base nesse levantamento, na primeira etapa de implantação dos equipamentos o foco principal do trabalho foi a Rodovia TO-050, local que até junho de 2015 apresentava o maior índice de números de acidentes graves e fatais. Em 2014, o trecho da rodovia estadual dentro do perímetro urbano de Palmas registrou 50% dos acidentes com vítimas fatais acontecidos na Capital.

 

Mas a implantação dos equipamentos só foi possível graças ao convênio firmado no final de 2014 entre a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte e Governo Estadual, uma vez que a TO-050 é uma via estadual.

 

Os pontos onde ocorriam maior acidentes foram os locais escolhidos para implantação dos equipamentos, a fim de frear o crescente número de mortes, causadas devido à alta velocidade e imprudência dos condutores.

 

Para o secretário Christian Zini o controle da velocidade mesmo não garantindo o fim dos acidentes, é eficaz na redução da gravidade das lesões e na redução de vítimas fatais. “Infelizmente não temos como controlar que os acidentes não ocorram, mas os equipamentos inibem o motorista de trafegar com velocidade excessiva, e caso os acidentes venham a acontecer, serão de menor gravidade. Nosso objetivo é preservar a vida”.

 

Locais Fiscalizados

Além da TO-050, foram implantados equipamentos na ponte Fernando Henrique Cardoso e em vias de acesso dentro da cidade que têm grande circulação de veículos e pessoas como Teotônio Segurado, Av. NS-02 e NS-10. Além de 40 Radares e Barreiras Eletrônicas, também já estão em utilização 25 talonários eletrônicos e 15 câmeras de videomonitoramento.

 

(Com informações da Secom Palmas)

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