Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Prefeitura de Palmas, por meio da Superintendência da Mulher, Direitos Humanos e Equidade (Sumudhe), inicia nesta quinta-feira, 7, na região Norte, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, a programação com o seminário “Autonomia das mulheres para enfrentar a violência”.
Na ocasião serão realizados diálogos horizontais em rodas de conversas que tem como objetivo orientar as mulheres sobre seus direitos e deveres, além de como devem agir e se defenderem para acabar evitar agressões.
A superintendente da Mulher, Direitos Humanos e Equidade, Gleidy Braga, explicou que o momento é de informar. “Estamos levando uma série de acessos aos direitos e informações que garantem a defesa da mulher. Queremos proporcionar eficiência nos serviços oferecidos a elas”, afirmou.
Jardim Aureny III
No dia 8, as ações acontecem na Feira do Jardim Aureny III, a partir das 13 horas, com atividades que visam proporcionar as mulheres lazer e de cuidados. Serão oferecidas informações sobre a Lei Maria da Penha, serviços dos Centros de Referência de Assistência Social e de Atendimento à Mulher Vítima de Violência.
Ainda segundo a superintendente, o dia é de cuidados e carinho para a mulher. “Vamos proporcionar serviços de qualidade. Vamos orientá-las sobre saúde da mulher, realização de exames básicos de saúde como diabetes e pressão alta. Além da prevenção a doenças, como câncer de mama e de colo de útero. “Será um dia de cuidados e carinho”, ressaltou.
Apoio
A programação contará com o apoio das secretarias municipal da Saúde, de Desenvolvimento social, da Comunicação, de Educação, de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura e de Inclusão Social, além da Fundação Cultural. O Senac e a Foz Saneatins também são parceiros.
Programação
07/03 Região Norte- Auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo
Seminário- Diálogos Horizontais em rodas de conversas “Autonomia das mulheres para enfrentar a violência”
19h- Abertura
19h30- Fortalecimento da rede de atendimento as mulheres vítimas de violência
20h45- Caminho para romper com o ciclo da violência
21h45- Encaminhamentos
22h- Considerações finais
08/03 Feira do Aureny III
Um dia de cuidado e carinho para as mulheres de Palmas
-Neste espaço as mulheres terão acesso à corte de cabelo, limpeza de pele e maquiagem
- Orientações sobre os serviços dos Centros de Referências de Assistência Social e de Atendimento a Mulher
- Informações sobre a Lei Maria da Penha, que combate a violência doméstica
- Informações sobre o programa Pai Presente (crianças sem registro)
- Informações sobre a saúde da mulher, com ênfase nos exames básicos de prevenção a doenças, como o câncer de mama e de colo de útero.
- Realização de exames básicos de saúde (Diabetes e pressão)
- Informações sobre a campanha de prevenção e combate a dengue e calazar
- Informações sobre o programa Saúde Família
- Informações sobre a política de trabalho e geração de renda
- Emissão de carteira de trabalho
- Atividades culturais
- Cozinha Brasil (mini curso e degustação)
- Calculo de IMC- Índice de Massa Corpórea
Comentários (0)