Quadrilheiros de Palmas pedem socorro financeiro; Fundação Cultural está analisando

Os representantes das quadrilhas alegam que a sobrevivência das entidades juninas do Tocantins, que já contam com seus espetáculos 80% prontos, dependem da realização das festas de São João

Campeã em 2019, Cafundó do Brejo falou de racismo e diversidade religiosa
Descrição: Campeã em 2019, Cafundó do Brejo falou de racismo e diversidade religiosa Crédito: Divulgação

Em razão de despesas já realizadas e sob a alegação de que os espetáculos estão quase prontos, a Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) encaminhou ofício à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, solicitando a continuidade da aplicação de recursos orçamentários previstos no edital do Arraiá da Capital, para que as juninas consigam custear despesas já realizadas.

 

 

Os representantes das quadrilhas alegam que a sobrevivência das entidades juninas do Tocantins, que, em sua grande maioria, já contam com seus espetáculos 80% prontos, depende da realização das festas de São João. Eles ainda alegam que há despesas geradas pelos compromissos firmados com vários profissionais, correndo risco de inadimplência com fornecedores, comprometendo o movimento da cultura popular no Estado.

 

 

A decisão da Fequajuto foi tomada no sábado, 18, em assembleia extraordinária, com os representantes das quadrilhas, por meio de videoconferência, para discussão em relação ao calendário junino de 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus.

 

 

Após muita discussão, os presidentes das quadrilhas juninas, por unanimidade, entenderam que o cancelamento do São João de 2020 poderá acarretar como consequência o fim de muitas quadrilhas juninas. Compreendendo a crise mundial enfrentada em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a entidade decidiu sugerir a modificação do calendário de eventos juninos, que aconteceria nos meses de maio e junho, para o mês de outubro deste ano.

 

 

O presidente da Fequajuto, Julivan Noleto, afirma que está atento às recomendações do Ministério da Saúde. "Os cuidados de agora permitirão o retorno mais rápido aos ensaios das juninas; o São João 2020 sofrerá alterações necessárias em relação à estrutura, mas é fundamental acontecerem os eventos, mantendo essa cultura popular mesmo que fora de época", defendeu.

 

 

Fundação Cultural

 

 

Em nota encaminhada ao T1 Notícias nesta quarta-feira, 22, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) informou que busca, em conjunto com a Federação das Quadrilhas Juninas de Palmas (Fequajuto), com o Comitê de Emergências em Saúde (COE) e com a gestão municipal, as alternativas possíveis para que o Arraiá da Capital 2020 não “sofra grandes perdas”.

 

 

A FCP disse que está ciente das demandas da Fequajato e que estão sob análise, tanto sobre a realização do Arraiá, quanto sobre aplicação orçamentária.

 

 

Novo Calendário 2020

 

 

03 de outubro de 2020 – XII Concurso Tocantinense de Rainhas Juninas *

 

04 de outubro de 2020 – XII Concurso Tocantinense de Casal de Noivos *

* Eventos dos dias 03/10 e 04/10 Caso as eleições municipais não sejam adiadas, eles serão cancelados.

 

10 e 11 de outubro de 2020 – Etapa 01 - XII Circuito Junino de Palmas.

 

17 e 18 de outubro de 2020 – Etapa 02 - XII Circuito Junino de Palmas.

24 25 de outubro de 2020 – XII Concurso Tocantinense de Quadrilhas Juninas.

29 de outubro a 01 de novembro de 2020 – Arraiá da Capital *

* Data ainda sujeito à aprovação pela Prefeitura de Palmas.

 

Comentários (0)