Semed fecha Escola e Vigilância investiga motivos de intoxicação de crianças

A Vigilância Sanitária trabalha na escola e nesta sexta concluirá os testes para apurar a origem da intoxicação alimentar. Algumas suspeitas já estão sendo consideradas

Escola está fechada nesta sexta-feira
Descrição: Escola está fechada nesta sexta-feira Crédito: Foto: Divulgação

A Escola de Tempo Integral Padre Josimo, em Palmas, está fechada nesta sexta-feira, 28, e aulas foram suspensas, após o incidente registrado ontem, quando 65 crianças passaram mal e foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento Norte.

 

A Vigilância Sanitária trabalha na escola e nesta sexta concluirá os testes para apurar a origem da intoxicação alimentar. Algumas suspeitas já estão sendo consideradas, mas só serão divulgadas após confirmação. Amostras dos alimentos e da água que foram consumidos durante o dia também foram coletados para análise.

 

Ao T1 Notícias o secretário de Educação de Palmas, Danilo Melo, informou que até a noite de ontem 10 crianças ainda recebiam atendimento na UPA Norte. Entre as providências a serem tomadas, serão checados fornecedores e o que foi utilizado no almoço servido às crianças, já que os alunos passaram mal logo após o almoço. O caso mais grave registrado foi o de uma criança sofre de asma e acabou tendo uma crise no momento em que passava mal, mas foi atendida e passa bem.

 

Em nota enviada ao T1 Notícias, na manhã desta sexta, a Secretaria de Educação de Palmas afirmou que o quadro é uma suspeita de intoxicação (dor abdominal, cefaléia e vômito) e que houve caso de crianças que não almoçaram na escola e passaram mal. Ainda segundo a pasta foram coletadas amostras de comidas, água, iogurte e até mesmo dos vômitos, e encaminhadas à para a Vigilância Sanitária.

 

“Dos 75 atendimentos (crianças atendidas foram 4º ao 9º ano), 12 pessoas com sintomas e que não estiveram na escola ontem, a maioria foi medicada e liberada não há desidratação, o atendimento na escola e na upa foi muito rápido e profissional, a unidade de saúde reforçou o seu quadro de funcionários para o atendimento das crianças, não haverá aula hoje na unidade”, afirma a pasta.

 

A Semed ainda reforçou que “está dando toda a assistência às mesmas, desde o encaminhamento da escola às unidades de saúde, até a entrega aos familiares, a secretaria faz vistoria diária nas unidades escolares com uma equipe de nutricionista, existe pessoas preparadas para agir nestas situações”. 

 

Entenda

Na tarde desta quinta-feira, 28, cerca de 65 alunos passaram mal após o almoço na Escola de Tempo Integral Padre Josimo. Segundo informações do Sindicato de Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), os alunos começaram a ser levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelos funcionários da escola. Os principais sintomas foram náusea e vômito. O Serviço de Urgência Móvel (SAMU) foi acionado para levar as crianças ao Pronto Atendimento Norte. O cardápio do almoço servido aos alunos foi arroz, feijão, carne de panela e para alguns também foi servido mandioca.

 

(Atualizada às 09h46)

Comentários (0)