Aconteceu na última sexta-feira, 31, o 4º Seminário do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em Araguaína, que contou com a participação de mais de 300 professores da Educação Infantil e de séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal.
Entre os temas abordados durante o seminário, os professores discutiram os direitos de aprendizagem na perspectiva da formação humana, além de apresentarem projetos em desenvolvimento nas unidades de ensino.
“Este ano o seminário teve um diferencial, além de debatermos temas atuais e de relevância para o nosso dia a dia, pudemos interagir com os colegas acerca das temáticas apresentadas nas outras escolas”, comentou a professora Maiane Marques da Silva, da Escola Municipal Léa Raquel.
Além dos professores, o seminário contou com a participação dos articuladores do programa Novo Mais Educação. A participação desses atores objetivou promover a cooperação solidaria na responsabilidade da alfabetização plena das crianças.
“É uma troca de experiências incrível, no encontro podemos aprender e ensinar ao mesmo tempo. São tantas as oportunidades, o que facilita o nosso desenvolvimento em sala de aula”, detalharam as professoreas Luciana Pereira e Andreia Maria de Sousa, autoras do projeto "O aniversário do seu Alfabeto”, desenvolvido na Escola Moderna.
PNAIC
Criado em 2012, pelo Governo Federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem o objetivo de atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.
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