Os atendimentos para casos suspeitos de Covid -19 são realizados em todos os 34 Centros de Saúde da Comunidade (em casos leves e moderados) e nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs (em casos moderados e graves). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulgada nesta segunda-feira, 15, nas redes sociais.
O órgão assegura que todas as unidades de saúde da Capital estão aptas a notificar e agendar o exame em casos sintomáticos de Covid-19. “Após avaliação clínica de um médico e se o caso se enquadrar nos critérios como suspeito, o paciente é encaminhado para a coleta de sangue ou Swab (cotonetes)”, afirma a Semus.
A secretaria informa ainda que os testes de sangue são encaminhados para o Laboratório Municipal de Palmas, que está realizando os exames normalmente. Esses testes detectam os anticorpos e, por isso, é necessário aguardar o prazo de sete dias após o surgimento dos sintomas para realizar a coleta.
De acordo com a Semus, os exames PCR que detectam o vírus são realizados a partir do terceiro dia do surgimento dos sintomas, no Laboratório Central do Estado, que mudou os critérios de testagem em virtude de dificuldades de abastecimento e aquisição de kits para a extração de secreção para exame.
Conforme nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na última sexta-feira, 12, devem ser priorizadas as coletas em pacientes suspeitos de Covid-19, hospitalizados na rede pública e privada, e em casos de óbitos suspeitos de Covid-19.
Comentários (0)