Semus prepara programação em alusão ao Dia Mundial de Luta contra Aids

O objetivo da ação é conscientizar a população de referência da unidade de saúde na conscientização de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

Na próxima segunda-feira, 21, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) irá comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro, com o Dia D de Testagem Rápida no Centro de Saúde da Comunidade da 712 Sul, que acontecerá durante todo o dia com apresentação da programação,  roda de conversa sobre DST, álcool e droga, dentre outros temas relacionados à saúde.

 

Ainda, neste dia, serão ofertados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, que são testes ofertados pela rede pública, material educativo e preservativos, com a parceria do Grupo NuPops com apresentação de atividade lúdica de conscientização. 

 

O objetivo da ação é conscientizar a população de referência da unidade de saúde na conscientização de prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.

 

Ainda dentro da programação, pensando no mês de novembro como data comemorativa do Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata, o CSC ofertará consultas ao público masculino e orientações sobre o câncer de próstata e fatores de risco, bem como violência. 

 

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. 

 

As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países.

 

Apesar de atualmente a grande maioria da população conhecer as formas de transmissão e entender que não existem grupos de risco, muito preconceito envolve os portadores de HIV. Sendo assim, a data representa uma forma de diminuir a discriminação e de quebrar muitas concepções equivocadas sobre a Aids.

  

Data: 21/11/2016

Local: CSC 712 SUL

Horário: 08 às 12 horas e 14 às 18 horas

 

Programação:

08h30 - Teatro com NUPOPS;

9h – Apresentação da programação e roda de conversa em parceria com sobre DST, álcool e droga e alerta sobre o período chuvoso e medidas de prevenção ao mosquito Aedes;

9h30 – Novembro Azul: (Violência e fatores de risco);

10h – Testagem 

14h30 – Apresentação da programação e roda de conversa em parceria com Henfil sobre IST. Álcool e droga e alerta sobre o período chuvoso e medidas de prevenção ao mosquito Aedes.

15 horas – Testagem

 

Comentários (0)