Serras Gerais sediam segunda edição do Desafio Duro Race/MTB XCM de 16 a 17 de junho

A prova apresenta níveis intensos de dificuldades, sendo os últimos 40 quilômetros do percurso fechado, com cinco serras de tirar “sangue dos olhos” dos atletas

Gosta de aventura? Adrelina? Vento batendo no rosto, emoção em duas rodas, subidas e mais subidas e aquela paisagem de encher os olhos? Então, vem com a gente, porque vai começar o 2º Desafio Duro Race de MTB XCM, no cenário mais desejado do momento, o Parque Estadual do Jalapão. A prova mais bruta de MTB do Tocantins, com elevação de quase 2 mil metros, que vai acontecer entre 16 e 17 de junho, na Terra das Dianas. O Duro Race é realizado em Dianópolis, no Sudeste do Estado, cidade conhecida por suas ruas íngremes, belíssimas paisagens, onde compõe as Serras Gerais, que fazem parte do Parque Estadual do Jalapão e é também conhecida como São José do Duro, devido ao antigo arraial que originou o então povoado.

 

O Duro Race, ganhou também essa nomenclatura devido a história de luta do povo dianopolino, nos tempos de outrora. Hoje, o Duro Race, está inserido no cenário nacional, atraindo atletas de todos os cantos do país. E pela primeira vez, traz uma das figuras mais emblemáticas e queridas do MTB brasileiro, que tem por nome Thiago Drews Elias, mas que é mais conhecido por ‘Brou Bruto’, atleta que tem acumulado enumeras vitorias no MTB e em corridas de aventura no Brasil e no mundo, levando palestras de motivação por onde compete.

 

Além do Brou Bruto, o evento conta com a presença dos atletas, Mário Verissimo, Campeão das Américas/Brasil Rade 2017 e Hélio Vilela, o primeiro brasileiro Campeão Mundial na categoria Master C/2011. Outra participação especial são as “Brutas”, grupo feminino de ciclistas, da Capital Federal, que representam o maior grupo feminino da categoria MTB no país.

 

O evento é uma realização da C2 Sports. “É uma alegria reunir em Dianópolis atletas consagrados nacionalmente e internacionalmente, dentro de um esporte que tem atraído muitos adeptos dia após dia. Realizar um evento de nível nacional como este em Dianópolis, é uma oportunidade para mostramos nosso potencial, nossa região que é rica demais em turismo”, disse, um dos organizadores do evento, André Cavalari.

 

Atleta e também organizador do evento, John Cavalari, fala sobre a expectativa em relação a segunda edição do Duro Race. “Estamos muito felizes com a procura pelo evento. Já estamos com mais de 200 inscritos e vamos superar as inscrições da primeira edição. A cidade está preparada para receber os atletas e também os turistas que virão, unindo o esporte ao cicloturismo da nossa região”, destacou.

 

Desafio

 

O Duro Race terá R$ 10 mil em prêmios, em 17 categorias, além de medalhas e troféus, com dois percursos, divididos em 80 e 40 quilômetros, com níveis de elevação chegando à quase 2 mil metros. “O atleta vai contemplar um dos cenários mais exóticos e lindos da natureza, com percurso montanhoso, mata preservada, com paisagens exuberantes dentro das Serras Gerais”, pontuou André Cavalari.

 

Ainda de acordo com André, toda prova será avaliada pelo ranking nacional e estadual de competições de MTB. Além disso, teremos um espaço especial montado com estrutura de praça de alimentação, banheiros químicos e segurança. “Pensamos em tudo para garantir que o atleta se sinta em casa”, disse.

 

O evento terá também a participação e exposição da Cannondale Demo Tour, que é a carreta da Cannondale, que vem ao Duro Race, demonstrar aos apaixonados por bicicletas, todos os modelos da linha 2018 da Cannondale Bike, integrando os ciclistas com o melhor da tecnologia em duas rodas.

 

Atletas da Bahia, Goiás, Distrito Federal e de várias cidades do Tocantins, já confirmaram presença. “O evento já é um sucesso, estamos esperando cada atleta, cada turista em nossa cidade”, disse John Cavalari.

 

O evento terá início no sábado, dia 16 de junho, com uma palestra motivacional, com Brou Bruto, no salão Paroquial, às 19h00, com a realização de um Congresso Técnico da Prova, onde os organizadores irão apresentar orientações quanto ao percurso da prova.

 

Prova

 

A largada está prevista para às 7h30 de domingo, dia 17 de junho, no Parque de Esportes Areão (antiga pista de Kart), de onde os atletas partem para a disputa de 80 quilômetros (percurso fechado) e 40 quilômetros (percurso reduzido).

 

Ainda segundo informações da organização do evento, a prova apresenta níveis intensos de dificuldades, sendo os últimos 40 quilômetros do percurso fechado, com cinco serras de tirar “sangue dos olhos” dos atletas, compreendendo as serras da: Caveira, Trafo, Doido, Caetana e Café. As inscrições seguem até o próximo dia 14, através do endereço eletrônico www.sporttimer.com.br.

 

Comentários (0)