Sesmu diz que trânsito para o FGT foi tranquilo e atribui a ações de conscientização

Durante as cinco noites do Festival Gastronômico, foram realizadas ações lúdicas comandadas pelos personagens “Te levo” e “Me leva”, que definiam os “motoristas da vez”

Foram feitos 195 testes de alcoolemia dos quais 1 deu positivo
Descrição: Foram feitos 195 testes de alcoolemia dos quais 1 deu positivo Crédito: Foto: Aline Batista

Foi divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), nesta segunda-feira, 11, o balanço das cinco noites do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), encerrado neste domingo, 10. Os agentes de trânsito abordaram 701 veículos, realizaram 195 testes de alcoolemia, dos quais apenas um testou positivo, sendo que 16 pessoas se recusaram a fazer o teste. No total, as ações resultaram em 73 autuações e 28 veículos removidos por estacionarem de forma irregular no circuito.

 

“Observamos uma conscientização maior do condutor em relação ao álcool e direção, também resultado de um trabalho forte de fiscalização e conscientização durante o festival, em parceria com a equipe de Educação para o Trânsito”, disse o agente Paulo Cezar De Lima, gerente de Fiscalização de Trânsito da Sesmu.

 

Ele se refere às ações lúdicas comandadas pelos personagens “Te levo” e “Me leva”, que percorriam o circuito e, de forma amistosa, abordava as pessoas, convidando-as a fazerem o teste do etilômetro. Quem apresentava índices de alcoolemia acima do permitido passava a pertencer a turma do “Me leva”. Já quem não apresentasse teoralcoólico era o “Te levo” do grupo, uma espécie de amigo da vez.

 

E, assim, ganhava um adesivo e, a partir de então, seria o motorista responsável pela condução do veículo. Foram realizadas, em média, duas mil e cem abordagens e realizados mais de 1,5 mil testes de alcoolemia.

 

“O trabalho desenvolvido pela equipe da Gerência de Educação para o Trânsito é de suma importância, uma vez que atua de forma pedagógica e preventiva, levando as pessoas a refletirem sobre o perigo que é a associação de álcool e direção,” lembrou o agente de trânsito Kerlen Parrião.

 

Comentários (0)