Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil de Palmas é apresentado ao MEC

Pesquisadora do MEC realiza visita técnica em Palmas para conhecer o Sistema Online de Cadastro de Educação Infantil de Palmas

Equipe da Semed comemora visita técnica de pesquisadora do MEC
Descrição: Equipe da Semed comemora visita técnica de pesquisadora do MEC Crédito: Divulgação/ Secom Palmas

A pesquisadora professora doutora Rosilene Lagares, escolhida pelo Ministério da Educação (MEC), para realizar a pesquisa presencial sobre o Sistema Online de Cadastro de Educação Infantil (Socei) de Palmas, esteve nesta quinta-feira, 5, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Semed), para conhecer e analisar o funcionamento completo do sistema informatizado da Secretaria que organiza a demanda por matrículas na Educação Infantil da rede municipal de ensino da capital.

 

A pesquisa, que teve início em 2017, a partir de um questionário online sobre o tema, enviado a todos os 5.568 municípios do Brasil, selecionou 14 deles para participar da etapa presencial da verificação, por apresentarem critérios que garantissem a diversidade da amostra: distribuição regional, população e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

 

O foco da pesquisa tem como objetivo obter mais informações sobre a organização da demanda por vagas na Educação Infantil, para subsidiar tomadas de decisão da União na escolha das melhores estratégias e ferramentas que apoiem os municípios no atendimento da Educação Infantil com qualidade.

 

Durante a visita técnica, a pesquisadora, que foi recepcionada pela secretária Executiva, Juscéia Garbelini e pela superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Judite Dall'Agnol, além de  técnicos da Semed,  pôde verificar de perto todo o funcionamento do Socei, e coletar dados relevantes com a finalidade de analisar os processos de concepção e funcionamento do sistema informatizado implantado na rede municipal, os impactos na organização da demanda por vagas na educação infantil e as condições de replicação em outros contextos.

 

Segundo Rosilene Lagares o objetivo maior da pesquisa deriva da busca pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos Planos Municipais de Educação (PMEs) cuja Meta 01 prevê o atendimento para pelo menos 50% das crianças nas creches (até 3 anos) e universalizar o atendimento às crianças da pré-escola (4 e 5 anos). “O MEC, por conta do regime de colaboração previsto na Constituição e na Lei d Diretrizes e Bases (LDB), está desenvolvendo essa pesquisa para entender como os municípios estão se organizando para cumprir essa Meta 1 do PNE e dos PMEs”.

 

Ainda segundo a pesquisadora, com os resultados dessa pesquisa, o MEC pretende apoiar os municípios que por ventura não tenham um sistema, seja ele informatizado ou até mesmo físico, nesse processo de busca ativa dessas crianças e da demanda manifesta. “O relatório referente aos 14 municípios que fazem parte da pesquisa presencial será consolidado até o mês de agosto e após isso, haverá um momento de socialização das informações levantadas junto ao MEC”.

 

Socei

 

O Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei), criado pela Assessoria de Informática da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), foi colocado no ar em outubro de 2013 e desde então vem sendo aprimorado a cada ano e é usado para realização de novos cadastros e atualização dos já existentes, com vistas à matrícula de crianças na Educação Infantil da rede municipal de ensino. O Socei foi pensado e criado a partir da discussão em audiência pública com a participação efetiva de diversas instituições e de órgãos fiscalizadores.

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