Com os próximos encontros já agendados para Arraias (12/05) e Combinado (13/05), o programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância avançou em sua jornada de escuta ativa pelo Tocantins. A marca desses últimos encontros, realizados em Aliança e Oliveira de Fátima nos dias 4 e 5 de maio, foi o depoimento da estudante Eloísa Balbino Nascimento, de 11 anos.
Ao reivindicar quadras escolares e ruas melhores, a voz da pequena cidadã simbolizou o propósito central da iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCETO): ouvir a população para ajustar políticas públicas à realidade local. “‘A escola devia ter uma quadra própria… Também queria pedir mais atenção para as ruas, por causa dos buracos, que podem causar acidentes”, disse a menina Eloísa.
O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, esclarece que a participação de crianças e famílias é o que dá sentido ao desenvolvimento municipal. "Entender as necessidades diretamente com quem vive no município permite que a gestão caminhe lado a lado com a população", reforça o conselheiro. Ele também destaca a importância do papel familiar na prevenção à vulnerabilidade social e à violência.
A equipe técnica do Tribunal informa que as demandas colhidas durante as reuniões com comunidades e gestores darão origem ao Plano de Gestão Intersetorial de cada cidade. Esse documento servirá como um guia estratégico para que as prefeituras aprimorem ações em áreas como saúde e assistência social. Os coordenadores do projeto advertem que a integração entre órgãos como o Ministério Público, Judiciário e a Polícia Militar, por meio do Proerd, é essencial para o sucesso da rede de proteção.
Conforme reiteram os gestores de Aliança e Oliveira de Fátima, a presença do Tribunal de Contas nos municípios de pequeno porte traz segurança para as administrações e fortalece a cidadania. Após as etapas de maio, o cronograma detalha que o programa seguirá para Aparecida do Rio Negro (25/05), Lagoa do Tocantins (08/06), Couto Magalhães (15/06) e Colmeia (16/06).
Comentários (0)