Temperatura na Capital nos próximos dias pode beirar a casa dos 40 graus

Neste sábado, a mínima poderá ser 22 graus e a máxima 38, assim como no domingo. Mas segunda e na terça-feira, os termômetros poderão registrar uma máxima de 39 graus.

Dias cada vez mais quentes.
Descrição: Dias cada vez mais quentes. Crédito: Da Web

A temperatura em Palmas nos próximos quatro dias pode beirar a faixa de 40 graus. Neste sábado, 24, a mínima poderá ser 22 graus e a máxima 38, assim como no domingo, 25. Entretanto, na segunda, 26, e na terça-feira, 27, os termômetros poderão registrar uma máxima de 39 graus.

 

A semana termina ensolarada e com temperaturas altas desde cedo na Capital. Na manhã desta sexta-feira, 23, os termômetros já marcavam 27°C de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Palmas.

 

Os dados apresentados pela Defesa Civil tem como base informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

 

Nos próximos dias, a umidade relativa do ar continua com índices baixíssimos e oscilará bastante, podendo ficar entre 40% e 15%, o que deve deixar todos em estado de alerta.

 

As altas temperaturas, consequentemente o calor, dos últimos dias exigem muito cuidado tanto com a hidratação e a proteção solar quanto com o lado emocional.

 

Estresse térmico

 

Sim, o suor, o corpo mole e a fadiga provocam uma irritabilidade conhecida como estresse térmico, que ocorre quando a temperatura externa é mais elevada que a do nosso corpo.

 

Para aliviar essa sensação nada agradável, a dica de especialistas é mudar os hábitos nos dias mais quentes, buscando horários mais frescos para sair ao ar livre ou praticar atividades físicas, além de beber muita água.

 

Recomendações

 

Em dias de calor extremo, a Defesa Civil recomenda que os ambientes sejam mantidos com temperaturas menores que 32 graus, especialmente onde tiver idosos ou pessoas com condições crônicas de saúde. Ventiladores, umidificadores..., tudo vale.

 

Dicas:

 

  • Banhos devem ser frios e as exposições diretas ao sol evitadas
  • Para se manter hidratado, é preciso beber água regularmente e outros líquidos não alcoólicos
  • Também é melhor dar preferência a alimentos leves, frescos e de fácil digestão, como frutas e saladas, além de vestir roupas folgadas e de cores mais claras.

 

Comentários (0)