Usuários reclamam de problemas para marcação de mamografias na rede de Palmas

O serviço não estaria sendo autorizado pelo Governo Federal. No entanto, de acordo com a Secretaria, todos os exames já foram agendados e não há demanda reprimida. Os exames são terceirizados.

Exame de mamografia no município é terceirizado
Descrição: Exame de mamografia no município é terceirizado Crédito: Da Web

O T1 Notícias vem recebendo reclamações de usuários dos serviços da Saúde pública do município de Palmas. As reclamações são principalmente para a marcação de exames. Os usuários estariam com problemas para agendar exames de mamografia, por exemplo.

 

Em um caso específico relatado por uma usuária, na Unidade de Saúde da Família da 508 Norte, uma paciente teria sido informada de que o Governo Federal não estaria autorizando a realização de exames de mamografia.

 

O T1 procurou a Secretaria Municipal de Saúde que, por meio de nota, informou que o serviço é terceirizado, mas que “não há demanda reprimida de exames de mamografia”. De acordo com a Secretaria, todos os exames encaminhados às Unidades de Saúde da Família já foram autorizados. A pasta nega que haja problema para a marcação de exames.

 

Em caso de necessidade de realização do exame, a Secretaria disse que a paciente deve procurar sua Unidade de Saúde de referência e agendar a consulta. Caso seja verificado algum sintoma que indique a necessidade da realização da mamografia, é feito o encaminhamento e posteriormente agendado o exame.

 

A Secretaria ressaltou que “as mulheres de 50 a 69 anos são consideradas como público prioritário preventivo e no caso das demais que apresentem alguma alteração no seio o médico pode solicitar que o exame seja feito”.

 

(Atualizada com correção às 17h48)

Comentários (0)