TSE esclarece que não enviou e-mail que intima eleitores para votação experimental

A mensagem falsa que circula atualmente fala de um novo portal de votação eletrônica que teria sido criado pelo TSE para viabilizar a participação nas eleições municipais via internet

Eleitores devem ter cuidado para não clicar em mensagens falsas.
Descrição: Eleitores devem ter cuidado para não clicar em mensagens falsas. Crédito: Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclareceu em nota nesta quarta-feira, 11, que não enviou nenhum e-mail que intima eleitores a participar de votação experimental pela internet.

 

De acordo com o Tribunal, todos os anos – especialmente os anos eleitorais -, chegam aos canais de relacionamento da Justiça Eleitoral relatos de cidadãos que contam terem recebido mensagens de e-mail ou via aplicativos de smartphones com mensagens enganosas que se passam por comunicado oficial.

 

"Essas mensagens sempre oferecem um link de origem duvidosa, que convidam o cidadão a clicar para saber mais detalhes. Contudo, essas mensagens são falsas e, ao que tudo indica, são enviadas por criminosos para, por meio delas, coletar dados do cidadão, como o número do CPF, para serem usados em golpes", destacaram em nota.

 

A mensagem falsa que circula atualmente fala de um novo portal de votação eletrônica que teria sido criado pelo TSE para viabilizar a participação nas eleições municipais via internet e ainda atribui ao eleitor multa de R$ 193,44 caso não atenda ao chamado de clicar na mensagem recebida.

 

Em caso de dúvida sobre a veracidade do teor de uma mensagem, confira sempre os canais oficiais da Justiça Eleitoral.

 

 

Comentários (0)