O Nonsense 08 de janeiro de 2023

Situado mais de três décadas após a ditadura militar e em um mundo em que tendências extremistas se proliferam, o ataque à democracia brasileira expõe uma tendência perigosa ao fascismo

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A total e absoluta falta de bom senso foi a tônica dos atos de um grupo expressivo de pessoas que atacaram a sede dos três poderes em Brasília há um ano. Orientados unicamente pela obediência cega em um líder dos pés de barro -  vazio de valores políticos e consciência democrática.  

 

Para Azambuja (2014), nenhum termo do vocabulário político é mais controverso que Democracia. Empregado pela primeira vez por Heródoto há quase dois mil e quinhentos anos, a significação do vocábulo tem variado e se transmutado; na prática, através dos períodos históricos, e em teoria nas obras de todos os autores. Em que pese, a afirmação do teórico, a prática democrática é diária e radical, a quem devemos zelar constantemente pela sua permanência, sob o risco de que em sua ausência possamos viver, os nossos piores pesadelos em matéria de vida coletiva e processo político.  

 

Na análise de parte da imprensa brasileira, é o caso do site de notícias Brasil de Fato (2024), embora recente, o acontecimento já pode ser considerado um fato histórico. Situado mais de três décadas após a ditadura militar e em um mundo em que tendências extremistas se proliferam, o ataque à democracia brasileira expõe uma tendência perigosa ao fascismo. O que ainda pode ser explicado do Azambuja (2014): atualmente, na filosofia e na ciência política, vivemos em tempo de democracia confusa, e na realidade de confusão democrática.

 

O papel da comunicação no compressão e combate a acontecimentos como a tentativa de golpe de 08 de janeiro de 2023 é gigantesco, a qualidade das informações produzidas e reproduzidas, a criminalização das fake news, investimento em educação midiática para todas as camadas e faixas etárias da sociedade, dentre outras ações, são urgentes, como forma de se evitar de todas as maneiras eventos como o ocorrido e fortalecer as instituições públicas em um exercício constante da democracia, pensando que ela, supõe a liberdade e a igualdade. A democracia de que tratamos é um regime político, uma forma de vida social, um método de coexistência e cooperação entre indivíduos membros de uma organização social chamada país. 
 
Juliete Oliveira

Comentários (0)