Projeto Cultural Artes Nas Ruas será lançado em Arraias na noite desta 6ª

O projeto cultural Artes nas Ruas de Arraias será lançado nesta sexta, 11, no Museu Histórico município. Espetáculos de rua e oficinas serão realizados pelo projeto contemplado por Prêmio Funarte.

Espetáculo Pedra Canga deve circular em Arraias
Descrição: Espetáculo Pedra Canga deve circular em Arraias Crédito: Divulgação

Na próxima sexta-feira, 11, será lançado no Museu Histórico e Cultural de Arraias o Projeto Artes nas Ruas de Arraias. O projeto, que envolve circo, dança e teatro, foi elaborado e desenvolvido pelo Grupo Arte e Memória (Projetos Culturais, e de proponência da Organização de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Social de Palmas – Palmas Ativa). O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Na Rua 2014.

 

Serão realizados pelo projeto, três espetáculos de rua e três oficinas de artes cênicas em Arraias. O espetáculo O que é o amor? e a oficina Teatro de rua e animação de boneco com o grupo Os Tawera, do ativista cultural, bonequeiro e ator Wertemberg Nunes. Além disso, as peças Dois idiotas sentados cada qual no seu barril e Pedra Canga e as oficinas: Preparação do ator para a comédia e Corpo, mente e grupo, da Companhia Spatium Arte e Cultura, do ator e diretor Nival Correia devem circular pela cidade.

 

Serão realizadas também intervenções circenses com o artista Carlos Neri, que protagonizará incursões em diversos espaços públicos para divulgar a programação do projeto. Ao todo, a comunidade do município terá acesso a seis atividades artísticas.

 

O projeto apresenta, também, o blog artenasruasdearraias.blogspot.com.br, que divulga o registro das atividades e memórias dos artistas envolvidos no projeto, por meio de textos, fotografias e vídeos, onde é possível conhecer a trajetória destes profissionais, desde o despertar para a arte até os desafios e conquistas atuais.

 

Os idealizadores do projeto foram dos integrantes do Grupo Arte e Memória (Projetos Culturais): Doralice Loureiro da Mota, produtora cultural; Eliane Castro de Souza, socióloga; Gerardo Pereira Ramos, historiador e Luciano Pereira da Silva, fotógrafo e historiador.

 

Confira a programação:

31 de outubro: Espetáculo – Pedra Canga, às 20 horas, na Praça Nossa Senhora dos Remédios, em frente ao Museu

01 de novembro: Preparação do ator para a comédia, no Museu, das 9h às 12h

14 de novembro: O que é o Amor?, às 20 horas, na Praça Nossa Senhora dos Remédios, em frente ao Museu

15 de novembro: Teatro de rua e animação de boneco, no Museu, das 9h às 12h

28 de novembro: Dois Idiotas cada qual no seu barril, às 20 horas, na Praça Nossa Senhora dos Remédios, em frente ao Museu

29 de novembro: Corpo, mente e grupo, no Museu, das 9h às 12h.

Comentários (0)