2º dia do Enem acontece no domingo; confira dicas em simulador e horário dos ônibus

O candidato deverá portar caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto. As linhas de ônibus em Palmas terão o horário alterado.

Crédito: Elias Oliveira/Governo do Estado

Estudantes realizarão o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, 12.  Serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração, enquanto que no primeiro dia os candidatos foram testados em Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Os alunos do Palmas Aprova , cursinho pré-vestibular gratuito promovido pela Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP), se prepararam durante três meses com aulas dinâmicas e interativas para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja segunda e última etapa acontece neste domingo, 12.

 

No Estado do Tocantins, por não estar no horário de verão, os portões abrem às 11h e fecham às 12h. O candidato deverá portar caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer o segundo dia do Exame.

 

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

 

Palmas Aprova

 

O Palmas Aprova é um projeto piloto da FJP realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Surgiu da necessidade de oferecer aos estudantes da rede pública de ensino de Palmas, a oportunidade de ingressar nas universidades públicas.

 

Maria Clara, que fez as provas da primeira etapa no último domingo, 5, tem expectativa positiva para a etapa final. “Eu assisti a todas as aulas no cursinho, então agora é continuar focando, porque a segunda etapa é a que fecha o ciclo que pode me levar a conseguir passar no curso do meu sonho, que é Odontologia”, disse a estudante.

 

Simulador de notas 

 

Um simulador de desempenho é oferecido por um cursinho online e é dica para quem quer avaliar quanto tirou no Enem. www.descomplica.com.br/gabarito-enem . Será possível pelo site estimar o número de acertos por disciplina – e não só por área do conhecimento -, além de poder comparar seu provável resultado com as notas médias por área do conhecimento em cada estado, com base nos anos anteriores do Enem.

 

O estudante precisará preencher suas respostas, indicando o dia e a cor da prova, além de um cadastro importante para o cruzamento de dados e o funcionamento da ferramenta. Um algoritmo é criado a partir do histórico de resultados da escola em que o usuário estudou e do processamento de dezenas de milhares de gabaritos inseridos no aplicativo pelos alunos.

 

Esse algoritmo mistura a Teoria de Resposta ao Item e outras técnicas de inteligência de dados para prever um intervalo de nota, ou seja, uma margem dentro da qual estará a nota do candidato. Quanto mais os estudantes inserem gabaritos e respondem a perguntas relacionadas à escola no app, menor fica esse intervalo e mais precisa a estimativa. A margem fica dentro de 30 pontos.

 

Ônibus em Palmas

Para os estudantes que dependes do transporte público na capital, as linhas de ônibus terão o horário alterado. Os coletivos vão circular com maior frequência nos horários antes do começo da prova e  entre 15h30 e às 19h.  O Eixão-010 deverá circular a cada cinco minutos. 

Comentários (0)