3ª Conferência Estadual de Juventude começa nesta 6ª, com homenagens e palestras

Após a solenidade de abertura, haverá palestras com o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, e o secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina

Evento acontece nesta 6ª
Descrição: Evento acontece nesta 6ª Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A abertura oficial da 3ª Conferência Estadual da Juventude acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 9h, no Colégio Militar de Palmas e conta com as presenças do secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina, do governador Marcelo Miranda e de mais de mil jovens de diversos municípios tocantinenses. O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. Após a solenidade, haverá palestras com o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, e o secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina. 

 

“O secretário Nacional de Juventude terá a oportunidade de conhecer nossas ações e também poderá trazer as ações do governo federal para nós”, destacou o superintendente Estadual de Juventude, Ricardo Ribeirinha, que, durante o evento, vai homenagear diversas personalidades do Tocantins que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à juventude tocantinense, com o título “Amigo da Juventude”. 

 

A Superintendência de Juventude também fará homenagens aos educadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) no Tocantins, posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência.

 

A Conferência tem como tema As Várias Formas de Mudar o Tocantins. É com a finalidade de propor melhorias aos jovens tocantinenses, que a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude envolveu os diversos segmentos de juventude na organização do evento. Os representantes dos movimentos sociais, mais de 300 delegados de todas as regiões do Estado, escolhidos durante as fases municipais e estudais, vão debater e escolher as propostas de políticas públicas para os próximos anos. “O que difere essa conferência é a garantia da voz verdadeira das militâncias. Isso é política pública, com democracia e transparência”, frisou Ribeirinha.

 

Programação

As atividades dos Grupos de Trabalhos para a escolha das propostas de acordo com 11 eixos temáticos baseados no Estatuto da Juventude começam na tarde desta sexta-feira, a partir das 14 horas. Às 17 horas, será realizada mesa-redonda com a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Germana Pires Coriolano, e o presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (AGETEC), George Brito.

 

A Conferência tem sequência neste sábado, 31, com plenária às 8 horas, candidatura dos delegados às 14 horas e votação das propostas a partir das 16h30. Serão escolhidas 22 propostas para serem levadas à Conferência Nacional de Juventude, agendada para o período de 16 a 19 de dezembro, em Brasília.

 

(Com informações da Ascom/Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude)

Comentários (0)