416 produtos natalinos são periciados e aprovados pela Agência de Metrologia Estadual

Os testes laboratoriais averiguaram a pesagem e a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos para saber se eles de fato correspondiam ao conteúdo

Todas as marcas foram aprovadas para a comercialização
Descrição: Todas as marcas foram aprovadas para a comercialização Crédito: Divulgação/AEM-TO

Brinquedos, luminárias pisca pisca, panetones, vinhos, espumantes fazem parte da lista de compras para as festas de fim de ano. Para assegurar a qualidade dos produtos ofertados, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM-TO), ligado ao Inmetro, realizou a Operação Natal avaliando o total de 416 produtos natalinos, em três supermercados em Palmas e em um estabelecimento comercial em Araguaína.

 

Os testes laboratoriais averiguaram a pesagem e a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos para saber se eles de fato correspondiam ao conteúdo. Para a Operação Natal foram recolhidos panetones, petiscos (amendoim), vinhos e espumantes. Conforme a agência, todas as marcas foram aprovadas e estão de acordo para a comercialização.

 

Os testes nos panetones foram realizados com diversos produtos da Nestlé, Bauducco, Village, Visconti, Santa Edwiges, La Bambina, Romanato. Os vinhos e espumantes da Pérgola, Mioranza, Santa Julia, Salton Classic também passaram por análise laboratorial e foram aprovados. As marcas de petiscos Benassi, Yoki, M&K e Pettiz também fizeram parte da Operação e estão avalizadas positivamente nos testes.

 

Conforme o diretor técnico da AEM, Jailes Oliveira de Almeida, “todos os produtos são avaliados em conformidade com a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), que orienta que as medições sejam em massa. Para os ensaios dos produtos líquidos, usamos o picnômetro que transforma o volume em massa”, informa o diretor.

 

Vale ressaltar que durante a operação, os fiscais da Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.

 

Qualidade

 

No quesito qualidade, a equipe da Metrologia Estadual visitou 11 estabelecimentos comerciais em Palmas em ações fiscalizatórias de brinquedos, bicicletas infantis e luminárias natalinas do tipo pisca-pisca e de mangueiras. Durante a Operação Natal foram vistoriados 328 produtos, que foram aprovados para a comercialização.

 

“O Selo Inmetro assegura que o produto foi avaliado, testado e está em condições seguras de ser comercializado, não expondo o usuário em riscos desnecessários”, aponta o diretor técnico da Agência de Metrologia, Jailes Oliveira de Almeida.

 

(Com informações de Cejane Borges / Governo do Tocantins)

Comentários (0)