7ª Festa da Colheita do Capim Dourado no Jalapão atrai visitantes a Mumbuca

Com o evento, que se estende até domingo, 20, comemora-se o início do período de coleta da matéria-prima do tradicional artesanato da região.

Povoado Mumbuca recebe visitantes
Descrição: Povoado Mumbuca recebe visitantes Crédito: Ascom/Sedetur

A Festa da Colheita do Capim Dourado, que este ano chega a sua sétima edição, foi iniciada nesta sexta-feira, 18, pelos moradores do povoado Mumbuca, comunidade remanescente de quilombo localizada em Mateiros, no Jalapão. Com o evento, que se estende até domingo, 20, comemora-se o início do período de coleta da matéria-prima do tradicional artesanato da região. 

 

Na sexta, pesquisadores, estudantes e turistas iniciaram a interação com os moradores, por meio de atividades como a apresentação do coral das crianças e rodas de conversa sobre temas relacionados ao capim dourado, como o selo de identificação regional - que está em processo de implantação - e o manejo, levantando questões fundamentais para a preservação, como o combate ao tráfico da matéria-prima e a necessidade de criação de mecanismos que favoreçam a comunidade, enquanto pioneira na utilização do capim para a produção artesanal.

 

Na abertura oficial, com a presença de lideranças da comunidade e do Estado, o presidente da Associação dos Artesãos Extrativistas do Povoado de Mumbuca - realizadora do evento - Edvan Ribeiro Gomes, destacou a importância do capim dourado para o sustento das famílias. Segundo ele, a presença dos visitantes é uma oportunidade de se apresentar o trabalho, a cultura e hábitos da comunidade.

 

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino reforçou o fato de que o Jalapão e o capim dourado serem referência do Tocantins. "Já viraram sinônimo da nossa identidade cultural", pontuou, acrescentando o potencial de desenvolvimento da comunidade por meio dele.

 

Superintendente de Turismo do Estado, James Possapp representou o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eudoro Pedroza. Segundo ele, a Festa da Colheita demonstra o respeito da comunidade Mumbuca pelo capim dourado, bem como a preocupação em preservá-lo. "A Festa marca a data adequada para a coleta. Ela demonstra o compromisso dessa comunidade com o manejo adequado do capim dourado, para preservar e garantir que no próximo ano haja mais para coletar", avaliou.

 

A Festa da Colheita segue até domingo, com programação que envolve roteiro guiado até a vereda do capim dourado, prosa com famílias tradicionais quilombolas, oficina demonstrativa de artesanato, apresentações musicais, entre outras.

 

(Com informações da Ascom/Sedetur)

Comentários (0)