Alunos aprendem como são realizadas as pesquisas científicas com plantas

Herbário da Unitns vira sala de aula. Durante a SNCT alunos da rede pública de ensino recebem informações sobre como são realizadas as pesquisas científicas com plantas no Tocantins

Herbário da Unitns vira sala de aula
Descrição: Herbário da Unitns vira sala de aula Crédito: Divulgação

Estudantes do ensino fundamental e médio em escolas públicas de Palmas participam, durante toda a SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de aulas práticas de biologia no Herbário da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, localizado no Parque Agrotécnológico de Palmas. Durante a visita, os alunos acompanham de perto como é realizado o processo de herborização: prensagem, catalogação, escaneamento e a identificação científica das espécies de plantas do cerrado tocantinense.

 

Para o estudante do 9º ano do Ensino Fundamental no Colégio Caic – Centro Integrado de Atenção a Criança em Palmas, Marcos Antônio Filipe  Santiago, de 14 anos a visita contribui bastante para aprimorar os conhecimento sobre as plantas. “Pude aprender o nome científico de cada planta e a importância que cada espécie tem para a meio ambiente e para a saúde das pessoas.” A escola de Santiago visitou o herbário na segunda-feira, 13.

 

Conforme a coordenadora do Caic, Lucinete Souza da Silva, “com essa visita prática a  escola pretende colocar os alunos em contato com o universo científico, além de ajudá-los na escolha da sua carreira acadêmica e profissional”.

 

Como parte da programação da 11ª edição da SNCT no Tocantins a atividade “A Escola vai ao Herbário” é promovida pela Unitins em parceria com a Sedecti - Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

 

Durante a visita, o coordenador da ação, professor e curador do Herbário, Eduardo Ribeiro dos Santos repassa orientações para os alunos sobre como são realizadas as pesquisas científicas com plantas no Tocantins e como estas pesquisa pode contribuir como fonte de documentação permanente da diversidade florística do Estado, para o desenvolvimento científico e preservação dos recursos naturais.  ”Queremos q      ue esses estudantes sejam propagadores tanto na escola como na comunidade onde moram, sobre o quanto as plantas são indispensáveis para vida humana”, comenta.

 

Herbário

O Herbário da Unitins é constituído por amostras de plantas prensadas e desidratadas em estufas, fixadas em uma cartolina com etiqueta contendo informações sobre o vegetal, local, data de coleta e coletor para fins de estudos botânicos. Atualmente seu acervo possui cerca de oito mil espécimes de diversos ecossistemas do estado, o local  tem como finalidade documentar de forma permanente a diversidade florística do bioma cerrado, em especial, a flora do estado.

 

Parceiros

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 13 e 19 de outubro e está na 11ª edição. Este ano o tema é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. O evento, que acontece em todo País, é coordenado pelo MCTI – Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. No Tocantins, a semana é realizada pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; pelo CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado; e pelo Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. São parceiros do evento: Unitins – Fundação Universidade do Tocantins; Ceulp/Ulbra – Centro Universitário Luterano de Palmas; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; e ETSus – Escola Técnica do Sistema Único de Saúde e UFT – Universidade Federal do Tocantins.  

 

Comentários (0)