Alunos da rede estadual de Itapiratins não vão às aulas por falta de ônibus escolar

Além de perderem aulas, sem a frequência escolar os alunos não têm direito ao Bolsa Família, já que o programa social exige que seja comprovada a presença em sala de aula.

Transporte escolar é de responsabilidade do Estado
Descrição: Transporte escolar é de responsabilidade do Estado Crédito: Da Web

Alunos da zona rural do município de Itapiratins, a 295 km da Capital, matriculados na rede estadual de ensino, cujo transporte escolar é de responsabilidade do Estado, estão impossibilitados de irem às aulas por falta de ônibus.

 

Além de perderem o início do ano letivo, os estudantes ainda enfrentam outro problema. Sem a freqüência escolar eles não têm direito ao Programa Bolsa Família, já que o benefício exige que seja comprovada a presença em sala de aula.

 

Segundo informações da comunidade local, na tentativa de garantir a freqüência escolar de seus filhos, alguns pais providenciaram moradia aos estudantes na área urbana do município, mas os que não têm condições financeiras para a transferência estão prejudicados.

 

Segundo o ex-vereador de Itapiratins, Marcos Aurélio, o MPE e o Conselho Tutelar já foram acionados, mas não se manifestaram. O ex-vereador afirma que a situação é a mesma enfrentada no início do ano passado.

 

Devolução das rotas pela prefeitura

 

Em ofício enviado a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (SEDUC-TO) em 29 de novembro de 2018 pelo prefeito de Itapiratins, Márcio Pinheiro, o gestor informa a impossibilidade de continuar a parceria entre Prefeitura e Estado no ano letivo de 2019 em virtude do município estar implementando a mudança de toda a rede municipal de educação para o sistema de aulas em período integral.

 

“Temos consciência que a referida parceria é importantíssima para o bom atendimento dos alunos da zona rural de nosso município, e afirmamos que esta minicipalidade sente-se honrada em ter dado sua humilde contribuição ao longo desses mais de 12 anos, mas, com as mudanças que estamos implemetando, os horários de entrada e saída dos alunos da rede municipal não coincidirão com os alunos matriculados na rede estadual em nosso município”.

 

O prefeito ainda destacou que apesar de o município não ter condições de dar continuidade à parceria para o atendimento do transporte escolar dos alunos da Rede Estadual de Ensino, estará sempre à disposição para implementar parcerias que visem facilitar o atendimento dos alunos pertencentes a comunidade, “desde que o ente parceiro arque com o custeio total do serviço prestado, colaborando a municipalidade com o apoio logístico e operacional”, finalizou o documento.

 

Seduc esclarece

 

Em nota enviada ao T1 Notícias nesta terça-feira, 12, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informou que após a devolução das rotas pela Prefeitura de Itapiratins, a pasta vem trabalhando, juntamente com a associação da escola, para que o transporte escolar que atende aos alunos da zona rural do município seja normalizado o quanto antes. "A expectativa é que toda a situação seja definida e o transporte normalizado ainda nesta semana. A Seduc reitera que todo o conteúdo perdido neste período será reposto de acordo com definição da própria escola", pontuou.

 

 

Comentários (0)