Aneel anuncia reajuste de 10% nas contas de energia elétrica no TO a partir desta 4ª

Ao calcular o reajuste, a Agência informou que considera a variação de custos associados à prestação do serviço; a concessionária atende aproximadamente 575 mil unidades consumidoras do Tocantins

A concessionária atende aproximadamente 575 mil no TO
Descrição: A concessionária atende aproximadamente 575 mil no TO Crédito: João Di Pietro/Governo do Tocantins

Os consumidores atendidos pela Energisa Tocantins terão as tarifas de suas contas de energia elétrica reajustadas a partir desta quarta-feira, 4, com aumento médio de 10,13%. Os novos percentuais foram aprovados nesta terça-feira, 3, pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica durante reunião pública. A concessionária atende aproximadamente 575 mil unidades consumidoras localizadas no estado do Tocantins.

 

Ao calcular o reajuste, a Agência informou que considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública), segundo informou a Aneel.

 

Mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link entendendo a tarifa.

 

Bandeira vermelha em julho

 

A bandeira tarifária para o mês de julho será vermelha (patamar 2) com custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A repetição da bandeira do mês de junho deve-se à manutenção das condições hidrológicas desfavoráveis e à tendência de redução no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). Como consequência houve aumento do preço da energia elétrica no mercado de curto prazo (PLD), redução da geração hidrelétrica e aumento do risco hidrológico (GSF). O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Comentários (0)