Após 9 dias de evento, atividades do Salão do Livro e Fecoarte são encerradas

O balanço final do 9º Salão do Livro será feito pelo secretário Adão Francisco de Oliveira, durante entrevista coletiva realizada na Sala de Reuniões da Seduc nesta segunda-feira, 28, às 15h

Claudia Lelis e Adão Francisco encerram evento
Descrição: Claudia Lelis e Adão Francisco encerram evento Crédito: Ascom/Seduc

Depois de nove dias de intensa programação, o 9º Salão do Livro do Tocantins e a 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato (Fecoarte) chegaram ao fim neste domingo, 27. Entre ações pedagógicas, artísticas e culturais, os eventos atraíram visitantes e, por meio dos estandes, promoveram a leitura entre crianças, jovens e adultos. Na cerimônia de encerramento, realizada no Auditório Tião Pinheiro, centenas de espectadores acompanharam a apresentação teatral sobre o evento e se encantaram com o vídeo produzido pela equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

 

Representando o governador Marcelo Miranda, a vice-governadora do Estado, Claudia Lelis destacou o esforço conjunto da Seduc e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para a realização da maior festa literária da Região Norte do Brasil. “Foram dois compromissos feitos pelo governador que se tornaram realidade graças ao empenho e à dedicação de todos os servidores envolvidos nesse projeto”, destacou.

 

Visivelmente emocionado com a concretização de um planejamento de mais de oito meses, o secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, agradeceu o apoio de todas as equipes da Seduc na realização do Salão do Livro. De acordo com ele, o retorno do evento, após dois anos sem sua realização é uma conquista de todos. “O Salão do Livro foi feito para vocês. Ele voltou, e voltou para ficar”, disse.

 

Da mesma maneira, o secretário de Estado da Cultura, Melck Aquino, frisou as dificuldades financeiras encontradas pelo Governo do Estado e o esforço empenhado pela gestão estadual na realização do Salão do Livro 2015. “Já foi dito aqui sobre todas as dificuldades que o governador Marcelo Miranda enfrentou, mas nós conseguimos cumprir esse compromisso de voltar com a Fecoarte e com o Salão do Livro”, completou.

 

Avaliação positiva

Presente na solenidade, a subsecretária da Educação, Morgana Nunes Tavares Gomes, avaliou positivamente os nove dias de Salão do Livro. De acordo com a gestora, o principal resultado da realização do evento, foi a resposta do público. “Nós pudemos sentir que o Salão do Livro fez falta no período em que deixou de ser realizado. Foram dias de muito conhecimento compartilhado e de valorização da cultura e da arte do nosso Estado”, destacou.

 

Balanço final

O balanço final do 9º Salão do Livro será feito pelo secretário Adão Francisco de Oliveira, durante entrevista coletiva realizada na Sala de Reuniões da Seduc nesta segunda-feira, 28, às 15h. Na ocasião, o gestor irá repassar os números de visitantes e de vendas feitas durante os quase 10 dias de evento.

 

Humorista Paulo Vieira faz stand up

Para fechar com chave de ouro a última noite de atrações no Auditório Tião Pinheiro, do 9º Salão do Livro, neste domingo, 27, o humorista Paulo Vieira e convidados arrancaram verdadeiras gargalhadas, em show de Stand Up Comedy.  Como “inspiração”, Paulo utilizou no Palco temas do cotidiano.

 

Recentemente, o humorista venceu o quadro “Quem Chega Lá”, do Programa Domingão do Faustão e assinou contrato com a emissora Rede Globo. Com apenas 22 anos, Paulo Vieira já coleciona prêmios no campo do humor, como o Prêmio Multishow de Humor 2013, em maio deste ano foi eleito Destaque do Ano, no “Grande Prêmio Risadaria de Humor Brasileiro”.

 

No encerramento, Paulo agradeceu a participação e parabenizou a iniciativa do Governo do Estado pela realização do Salão do Livro. “Parabenizo a todos pela iniciativa em trazer de volta o Salão do Livro e o empenho de toda equipe da Seduc e Secult”, disse.

 

Nação Zumbi faz show de encerramento

Finalizando a última noite do 9º Salão do Livro do Tocantins, a banda pernambucana Nação Zumbi empolgou a plateia que compareceu ao Centro de Convenções Parque do Povo. Aliando em seu repertório músicas do álbum mais recente, que leva o nome do grupo, com sucessos consolidados nos mais de 20 anos de estrada, a banda se apresentou pela primeira vez na mais nova Capital da federação.

 

Antes do show, o vocalista da banda, Jorge Du Peixe, comentou sobre as expectativas quanto a se apresentar no Tocantins. “A gente demorou vinte e tantos anos e a gente sabe que tem um pessoal que espera esse show por um bom tempo e a expectativa é a melhor possível. A gente espera que seja um começo de uma sequência de shows que a gente possa fazer aqui”, destacou.

 

Entoando canções do novo CD, como Cicatriz, A melhor hora da praia, Defeito Perfeito e Pegando Fogo, aliadas a grandes sucessos como A Praieira, Maracatu Atômico e Toda Surdez Será Castigada, o grupo emocionou e animou as centenas de pessoas que assistiram a eles.

 

“Esse repertório está muito legal, está num ponto alto. Assim que você lança um disco você tenta maturar o máximo possível o repertório e não é tão fácil você colocar as novas em meio às clássicas dos discos anteriores”, frisou Du Peixe.

 

Repertório, aliás, que já foi apresentado fora do Brasil, durante o Summerstage Festival, realizado no Central Park, em Nova York / EUA.  “Esse show que estamos trazendo para Palmas hoje foi o que fizemos em Nova York, depois de 20 anos que fizemos um show junto com o Chico (Science) e o Gilberto Gil comemorando o 30º aniversário do Central Park Summerstage”, lembrou.

 

Comentários (0)