Aprovados na Defesa Social fazem manifestação por curso de formação no prazo

Os candidatos aprovados para as vagas do Sistema Penitenciário pedem que o Estado pague a UFT para que o cronograma do concurso não atrase novamente e o curso de formação seja iniciado no prazo

Aprovados manifestam na porta da Seciju
Descrição: Aprovados manifestam na porta da Seciju Crédito: Foto: Divulgação

Candidatos de vários Estados que foram aprovados no concurso da Defesa Social do Tocantins estão reunidos desde o começo da manhã desta segunda-feira, 10, na porta da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, na Praça dos Girassóis, em manifestação pacífica, pedindo que o cronograma do curso de formação para os aprovados nas vagas do Sistema Penitenciário ocorra dentro do prazo, com início marcado para o próximo dia 24.

 

O curso de formação será ministrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e os aprovados informaram, em entrevista ao T1 Notícias, que estão preocupados por que até o momento não foram repassados detalhes sobre como ocorrerá o curso. Eles temem que o pagamento que deve ser feito pelo Estado à UFT não seja realizado dentro do prazo e, consequentemente, haja um novo atraso no cronograma do concurso.

 

Os candidatos ainda relembraram o imbróglio envolvendo o certame e afirmam que já esperavam estar trabalhando. Conforme Gilberto Jorge da Silva Júnior, aprovado no certame que veio de Brasília para pedir celeridade do governo, “as aulas devem começar no dia 24 deste mês, mas se o governo não fizer o pagamento à UFT, vai ocorrer mais um atraso no cronograma, e eu já sai do meu emprego, tenho família e não posso ficar muito tempo desempregado. Estamos na esperança que o governo solte esse pagamento para que o concurso possa andar”, explicou Silva.

 

Também preocupado com os prazos está o candidato aprovado para uma das vagas de Técnico em Defesa Social, Carlos Henrique Araújo, que veio do Pará já preparado para ficar em Palmas e começar o curso em alguns dias. Em entrevista ao T1 o candidato disse que “conforme o cronograma do concurso eu pedi demissão do meu emprego para poder estar aqui disponível para o curso de formação. Esse concurso já teve um atraso, então a minha esperança é que o governo não deixe que ocorram mais atrasos”, afirmou Araújo.

 

A Secretaria de Comunicação do Estado informou, por telefone, ao T1 Notícias, que “a prioridade do governo neste momento é pagar a folha dos servidores e que tão logo isso seja sanado, o caso será avaliado”. O governo não informou se o curso de formação será iniciado no prazo e não forneceu mais detalhes sobre os próximos passos do concurso.

 

Entenda

O cronograma divulgado pelo Estado dividiu as etapas para os cargos do sistema penitenciário (técnico e analista em defesa social) e do sistema socioeducativo (assistente socioeducativo, técnico e analista socioeducador).

 

Conforme anunciado, do dia 12 ao dia 19 do mês passado foram realizadas as matrículas para o curso de formação no sistema penitenciário. Dia 24 de outubro é o início do curso. Dia 18 de dezembro é o dia da prova objetiva e dia 23 de dezembro é o resultado final.

 

Para os aprovados no Sistema Socioeducativo as matrículas aconteceram entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. O curso de formação para as vagas do socioeducativo começam no dia 2 de novembro, as provas objetivas serão no dia 18 de dezembro e o resultado final deve sair no dia 10 de janeiro de 2017.

 

(Atualizada às 12h27)

Comentários (0)