Aprovados realizam manifestação em frente a secretarias de Estado na próxima 2ª

Candidatos aprovados no concurso da Defesa Social do Tocantins se articulam para protestar na segunda-feira contra a demora no andamento do cronograma

Manifestação será realizada na próxima segunda
Descrição: Manifestação será realizada na próxima segunda Crédito: Foto: Divulgação

Candidatos de vários Estados que foram aprovados no concurso da Defesa Social do Tocantins estão se articulando para realizar um ato de protesto na próxima segunda-feira, 24, em frente a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), de onde seguirão para a Secretaria da Fazenda (Sefaz). A manifestação começará às 8h e segue o dia todo, reunindo cerca de 200 participantes, que cobrarão a realização do curso de formação aos aprovados.

 

O presidente da comissão dos aprovados no concurso, Abraão Rezende, afirmou ao T1 Notícias que esta será a maior de todas as manifestações que os aprovados já realizaram. “Queremos saber o porquê dessa demora toda. Se já foi feito o pagamento à UFT porque ainda não saiu o cronograma? A Comissão da UFT sabia há muito tempo que estava atrasado e só vieram informar para nós faltando apenas 10 dias para o início do curso de formação. Ou seja, todos os aprovados alugando kitnetes, mudando de cidade, pedindo demissão do emprego. A Copese foi omissa em relação ao que estava acontecendo”, pontuou.

 

O curso de formação para os aprovados ao Sistema Penitenciário deveria começar na próxima segunda, e para os candidatos ao Sistema Socioeducativo no dia 1º de novembro, mas foi adiado pelo governo do Estado, no último dia 13, em reunião com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da UFT, que ofertará os cursos, já que o Estado ainda não havia efetuado o pagamento da primeira parcela do contrato com a instituição. O Estado efetuou o pagamento de R$ 1.665.000,00 à UFT, na última segunda-feira, 17, mas a Copese informou que após a confirmação do pagamento, a comissão de seleção solicitará uma agenda junto à Secretaria de Cidadania e Justiça para discutir a retificação do Anexo I – PORTARIASECIJUS/TO Nº 328, de 26 de agosto de 2016.

 

Abraão afirmou que o cronograma precisa ser estipulado para este ano ainda. “Não tem condições de a gente esperar para o ano que vem. São muitas famílias que pediram demissão dos seus empregos confiantes no andamento do cronograma”. O valor total do contrato para a realização do Curso de Formação é de R$ 3.700.000,00. A Seciju ressaltou, em nota, que tudo que se referir ao certame, inclusive as alterações no cronograma, será divulgado primeiramente no Diário Oficial do Estado (DOE).

Comentários (0)