Araguaína poderá receber até cinco voos diários, garante Anac

Agência informa que falta apenas resolver algumas questões técnicas para que a expansão das operações seja possível no município.

Reunião na Anac Anac foi para tratar da expansão de aeroportos.
Descrição: Reunião na Anac Anac foi para tratar da expansão de aeroportos. Crédito: Divulgação

De acordo com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho, Araguaína poderá receber até cinco voos diários de jatos, que são aviões maiores do que os modelos ATR (turbo-hélices) que atualmente operam no terminal. A notícia foi dada nesta quinta-feira, 06, à senadora Kátia Abreu (PDT-TO), que a publicou em sua rede social.

 

A agenda da senadora da Anac foi para tratar da expansão de aeroportos do Tocantins, inclusive no município de Gurupi, quando recebeu a garantia de Botelho quanto aos voos em Araguaína. “Esperamos em breve que a Anac e a Secretaria de Aviação Civil superem algumas questões técnicas e, tão logo isso esteja concluído, o aeroporto de Araguaína estará pronto para receber até cinco jatos por dia”, informou a senadora.

 

Segundo ela, que esteve acompanhada dos vereadores de Araguaína, Gipão e Leonardo Lima, o prefeito Ronaldo Dimas está colaborando com o que for necessário, considerando que atualmente a cidade conta com poucas opções de voos e de alto custo para o consumidor. “Araguaína é um polo econômico do Tocantins e de toda a região Norte do Brasil. É levar desenvolvimento e integração para o norte do estado”, defende a senadora.

 

Ela vem conversando ainda com companhias aéreas para discutir a oferta e o preço dos voos para o Tocantins, como é o caso da Azul Linhas Aéreas. Há cerca de duas semanas, em Brasília, ao lado do prefeito de Ronaldo Dimas e do deputado federal Thiago Dimas (Solidariedade-TO), a Azul garantiu que passará a operar na cidade de Araguaína em jato Embraer com capacidade para cerca de 100 pessoas.

 

Carta de intenção

 

Segundo a diretora de Relações Institucionais da Azul, Patrizia Xavier, a companhia aérea deve agora emitir uma carta de intenção para garantir a oferta do voo, o que está condicionado à conclusão das obras na pista e no aeroporto da cidade. Os recursos para o empreendimento já estão disponíveis para a prefeitura pelo Fundo Nacional de Aviação Civil.

 

Enquanto o voo não é disponibilizado, está sendo negociado com a Azul a disponibilização de um avião turbo-hélice ATR para a cidade. “É uma alternativa, uma opção temporária, mas de caráter imediato”, explicou Kátia Abreu.

 

Gurupi

 

Na ocasião, a Azul informou ainda que, embora o aeroporto e a pista de Gurupi ainda não estejam adequados para o recebimento de voos comerciais, a companhia tem interesse em operar na cidade. Quanto a isso, a senadora e o prefeito Laurez Moreira se reunirão no próximo mês com a Anac para levar o pleito adiante.

Comentários (0)