Atendimentos de radioterapia, suspensos na semana passada, são retomados em Palmas

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme da Silva, vai à Brasília cobrar liberação de máquina em Araguaína

Crédito: Nielcem Fernandes

Foram retomados nesta quarta-feira, 13, os atendimentos de radioterapia, por meio de convênio, na clínica Irradiar, em Palmas. A prestadora de serviços informou no último dia 7 a suspensão dos atendimentos a novos pacientes do SUS, alegando atraso de pagamento por parte do Governo.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, pacientes já estão sendo agendados para realizar o tratamento de forma regular sem precisarem se deslocar para Imperatriz no Maranhão, onde o Estado mantém outro serviço contratado, até que seja liberada a máquina instalada em Araguaína pelo Governo Federal, Comissão Nacional de Energia Núclear (CNEM).

 

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme da Silva, está em Brasília. O gestor se reunirá com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para interceder junto à equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear a liberação da máquina de radioterapia instalada em Araguaína.

 

“As ações de competência da gestão estadual foram concluídas como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker, instalação e comissionamento do equipamento, treinamento dos profissionais e construção do Plano de Radioproteção, aguardamos agora só a liberação do equipamento para iniciar os atendimentos e estamos aqui para pedir agilidade neste processo”, relatou o secretário.

 

O Tocantins possui dois serviços de tratamento oncológicos. As Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) estão localizadas em Palmas, no Hospital Geral de Palmas (HGP), e em Araguaína, no Hospital Regional de Araguaína (HRA), com realização de consultas especializadas, quimioterapias, braquiterapia, hormonioterapia e demais serviços necessários ao tratamento do câncer.  

 

(Com informações da assessoria da Secretaria de Estado da Saúde )

Comentários (0)