Atendimentos no Hospital Regional de Dianópolis serão normalizados em agosto

Desde 2015, 19 profissionais foram contratados para o hospital, sendo que destes, 13 pediram demissão por razões de cunho pessoal

Hospital de Dianópolis possui 39 leitos
Descrição: Hospital de Dianópolis possui 39 leitos Crédito: Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, esteve em Dianópolis em audiência pública ocorrida na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 12, para anunciar que a partir do mês de agosto, os atendimentos médicos no Hospital Regional de Dianópolis (HRD) serão normalizados. “Clínicos, cirurgiões e pediatras estarão atendendo a população de toda a região, sete dias por semana”, garantiu o secretário.

 

Em março deste ano, o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, da 1ª Vara Cível da Comarca de Dianópolis, julgou procedente uma ação civil pública condenando o Estado do Tocantins a manter uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos para o manejo de pacientes críticos, durante 24 horas por dia e por todo o mês, para formação efetiva de escalas e plantões dos serviços de Pronto Socorro e centro cirúrgico do Hospital de Dianópolis. A sentença citou que a equipe deveria estar presente fisicamente no hospital e deveria ser composta por, no mínimo, um clínico geral, um pediatra, um cirurgião e um anestesiologista, além dos enfermeiros e técnicos.

 

O Hospital de Dianópolis é uma unidade de porte II, com 39 leitos. Atende aos municípios de Almas, Porto Alegre, Taipas, Rio da Conceição, Conceição do Norte, Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus.

 

Conforme Musafir, o governo do Estado já vinha buscando formas de sanar o problema da falta de médicos no hospital e enfrentava dificuldades na contratação dos profissionais. Desde 2015, 19 profissionais foram contratados para o hospital, sendo que destes, 13 pediram demissão por razões de cunho pessoal, por isso um chamamento público para a contratação de mais profissionais, por meio de pessoa jurídica, foi aberto pela Secretaria de Saúde.

 

“O chamamento para contratação de pessoa jurídica para complementar a escala de profissionais no hospital foi um dos encaminhamentos da primeira audiência pública que realizamos em Dianópolis.  Agora, atendendo a determinação do governador Marcelo Miranda, apresentamos respostas a comunidade. Colocamos a questão da escala fixa da jornada de trabalho dos profissionais que atuam nos hospital para que eles tomem conta da nova pessoa jurídica que vai atuar levando clínicos, cirurgiões e pediatras para o atendimento a população de toda a região”, afirmou Musafir.

 

O secretário informou ainda que, com a contratação, uma média diária de três plantonistas por dia poderá oferecer atendimento adequado às principais demandas. “O mais importante é que foi acatada a proposta da complementação da escala dos profissionais, garantindo assim a atuação de profissionais 24 horas”, disse o secretário.

 

Presente na audiência que contou com a participação de vereadores, do prefeito Régis Melo, de representantes de outras regiões e profissionais da saúde, o deputado Ricardo Ayres afirmou que “o que vemos aqui é que com muito esforço e dedicação, conseguimos trabalhar por uma saúde melhor para todos".

 

O secretário Marcos Musafir, acompanhado do deputado, visitou o hospital. “O centro cirúrgico também está bem, a reforma do pronto socorro está andando e vamos pedir ainda mais celeridade. Teremos também a implantação do Centro de Parto Normal que já está sendo licitado. Com esse centro conseguiremos fazer uma média de 60 partos por mês aqui na cidade”, disse o secretário.

 

(Com informações da Ascom/Sesau)
 

Comentários (0)