ATS entrega sistema coletivo de tratamento de água no Povoado Ribeirão Manso

O presidente da Agência entregou à comunidade um poço artesiano acompanhado do reservatório, clorador (sistema de tratamento) e quatro quilômetros de rede de distribuição de água para cada família.

Sistema foi entregue na 6ª feira
Descrição: Sistema foi entregue na 6ª feira Crédito: Ascom

Expressões de alegria e muita expectativa deram tom aos discursos e depoimentos  proferidos pela comunidade e por diversas autoridades presentes na solenidade de inauguração do sistema  coletivo de abastecimento de água do povoado de Ribeirão Manso, no município de Angico nesta sexta-feira, 22. O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento Edmundo Galdino entregou à comunidade um poço artesiano acompanhado do reservatório, clorador (sistema de tratamento) e quatro quilômetros de rede de distribuição de água para cada família.

 

Orçada em um pouco mais de R$ 160 mil reais, a obra do povoado Ribeirão Manso foi executada pela empresa Geo Brasil Serviços Ambientais  Ltda, responsável pela perfuração dos 25 poços do programa Tocantins sem Sede, versão do programa  “Água para Todos do governo Federal. O Tocantins sem Sede está implantando obras nas regiões mais castigadas pela escassez  de água do Estado. No sudeste, estão sendo instaladas 11.350 cisternas e 135 pequenas barragens. As regiões centro norte e extremo norte estão sendo beneficiadas com poços artesianos.  

 

Durante a solenidade o gestor da ATS externou sua alegria por está entregando  uma obra que se traduz num bem valoroso para as 27 famílias beneficiadas. Ao destacar a dimensão e o alcance do programa Tocantins sem sede, Edmundo Galdino disse que até dezembro vai entregar obras em todo o Estado que beneficiarão 100 mil pessoas.

 

Num breve resgate à história do programa, o presidente da ATS fez questão de destacar o empenho do ex-governador Siqueira Campos na luta pela liberação do programa para o Tocantins e na captação de recursos junto ao Ministério da Integração. Também enfatizou que a continuidade do programa se atribui ao esforço sobre modo excelente da atual gestão do Tocantins.

 

O presidente Edmundo Galdino encerrou suas palavras se dirigindo às mulheres do povoado de Ribeirão Manso. Considerando que a água já está na porta das casas, sugeriu a elas  que façam  gestão juntos aos maridos para fazerem pias, tanques e pequenos reservatórios para facilitar cada vez mais a vida delas. “Digo isso porque sei que nas regiões que sofrem com falta de água a parte mais difícil fica com as mulheres que, por terem a responsabilidade dos afazeres de casa têm que andar quilômetros para buscar água na cabeça”, pontuou.

 

Em breves palavras o prefeito de Angico José Otacílio comemorou a chegada da água ressaltando que a entrega do sistema à comunidade é um momento feliz e que vai ficar marcado na vida de todos. O prefeito conclamou as famílias a zelarem pelo sistema instalado e chamou atenção para a economia de água. “É importante que todos cuidem desse benefício como se fosse seu bem precioso e embora a água esteja na porta é preciso ter consciência para não haver desperdício”, concluiu.

 

Diante de tantas dificuldades enfrentadas no passado, a moradora do povoado Maria José da Silva Rodrigues disse está satisfeita com a água na porta porque não precisa mais ir tão longe lavar roupas no ribeirão, muitas vezes com água barrenta, e ainda carregar água para atender as necessidades da casa. ”Agora também podemos fazer nossos canteiros para aumentar um pouco mais a renda da família”, observou.

 

Para o agricultor Valmir Alves da Silva, a chegada do poço é motivo de alegria e comemoração para o povoador porque a água que chega significa uma vida com menos dificuldade e possibilita sonhar com novos projetos como a criação de mais aninais e a plantação de hortaliças. “As pessoas já estão se preparando para investir, estão comprando canos e já mexendo com a terra, tudo vai mudar, tudo vai dar certo”, definiu.

 

Novos convênios

Por meio da ATS o governo do Estado também já licita a implantação de mais 63 poços (aditivo ao Tocantins sem Sede) e outros 17 aprovados pelo Incra.  Ao todo o Tocantins será contemplado com 105 poços artesianos e 420 quilômetros de rede de distribuição que levará água à casa do beneficiado.  As obras foram liberadas pelo  Incra e Ministério da Integração, respectivamente.

 

Presenças

O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Angico Divino, de vários secretários municipais dentre eles o de Habitação Deusdete Barros, o ex-prefeito do município, vereadores, o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais e presidente da Comissão Comunitária do povoado Raimundo Alves de Almeida e de toda a comunidade.     

 

 

 

 

 

Comentários (0)