Bailarino tocantinense ganha bolsa de estudos em companhias de dança dos EUA

Jovem integrante do Balé Popular do Tocantins foi contemplado com duas bolsas de estudos em companhias americanas de balé

Maicon Cardoso fará intercâmbio nos EUA
Descrição: Maicon Cardoso fará intercâmbio nos EUA Crédito: Divulgação

O bailarino tocantinense Maicon Cardoso se destacou mais uma vez em competições de dança pelo país e foi contemplado com duas bolsas de estudos em companhias americanas de balé. Ele é integrante do Balé Popular do Tocantins, projeto do Governo do Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que oferta aulas gratuitas de dança a mais de 200 crianças e jovens de Palmas.

 

O dançarino passará um mês nos Estados Unidos em intercâmbio em duas das mais importantes escolas de dança: Joffrey Ballet, para a qual ganhou bolsa integral, e na Academia Americana de Balé (American Academy of Ballet), que ofereceu bolsa parcial de estudos. Ele embarca no dia 26 de julho e permanece nos EUA até 30 de julho.

 

Os convites para os cursos são resultado do talento e da dedicação de Maicon, que já fez intercâmbio em Nova York, no ano passado. “A dança é a minha vida. É o que me move. Apesar de sempre dar o melhor de mim, de me esforçar mais e mais para superar meus limites, todas às vezes que sou contemplado com essas oportunidades fico surpreso, pois as seleções são muito criteriosas, e as disputas são com grandes bailarinos.

 

A dança entrou na vida de Maicon há pouco mais de seis anos, quando cursava o ensino médio, no Centro de Ensino Médio Castro Alves. Em 2013, entrou para o Balé Popular do Tocantins e, desde então, tem se dedicado à dança.  “Foi maravilhoso ter entrado para a companhia, não só pela base que tive, mas pelo aprendizado diário que temos, não só na técnica, mas na disciplina e, principalmente, pela motivação que recebemos. Somos incentivados a acreditar no nosso potencial e isso faz toda a diferença”, conta.

 

Para o bailarino, além da realização pessoal e profissional, essas experiências servem como inspiração para outros artistas do Estado. “Quando estive em Nova York e falava que era do Tocantins, as pessoas mal acreditavam que eu tinha conseguido chegar lá. É uma alegria muito grande ser um representante do Estado e mostrar o nosso potencial. Quero que as pessoas que sonham em dançar vejam que é possível alcançar saltos mais altos, basta acreditar e se dedicar”, enfatiza.

 

Além de participar dos cursos de férias, em sua última participação no Festival de Dança de Goiânia, Maicon também foi convidado para integrar a Companhia Brasileira de Balé do Rio de Janeiro, proposta que ainda está sendo estudada pelo jovem bailarino.

 

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou o apoio do Governo à difusão das artes no Estado. “O Balé Popular é uma das muitas iniciativas de apoio e fomento à arte. O Maicon é um dos talentos descobertos no Balé Popular e, para nós, é uma grande realização ver o reconhecimento da dedicação dele e o resultado do projeto dentro e fora do Brasil”, frisou.

 

 

Comentários (0)