Balanço da PM aponta redução nos roubos e furtos em 2019; violência doméstica aumenta

Os dados indicam que houve uma redução de 20% nos furtos em residência, de 29% de roubo a veículo, de 19% de roubo a transeunte e de 22,5% em ocorrência de porte ilegal de arma de fogo.

Crédito: Divulgação

O balanço da Polícia Militar dos onze primeiros meses do ano aponta a realização de mais de 50 grandes operações realizadas no estado e mais de 800 operações descentralizadas que atenderam a população em datas específicas. O relatório traz ainda informações sobre apreensões, aquisição de material e equipamentos, capacitações para o efetivo e os números de crianças, adolescentes e pais atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que atende os 139 municípios do estado.

 

Conforme dados do Sistema Integrado de Atendimento e Despacho (SIAD), apresentados pela PM, de 1º de janeiro a 30 de novembro deste ano, a corporação realizou 401 apreensões de drogas, de 176 armas de fogo apreendidas e recuperou 671 veículos com registro de furto/roubo. Em relação a 2018, os dados indicam que houve uma redução de 20% nos furtos em residência, de 29% de roubo a veículo, de 19% de roubo a transeunte e de 22,5% em ocorrência de porte ilegal de arma de fogo. Ocorrências de violência doméstica aumentaram 11,3%.

 

Operações policiais

 

A PM realizou 54 operações em todo o estado, que também envolveram outros órgãos de segurança pública, como a Operação Cidade Segura, Operação Nacional Tiradentes, Operação durante o Círio de Nazaré, Policiamento Enem e Vestibular UFT, Operação Praias, Operação Hórus Divisas, Operação QSJ, Operação Carnaval, Operação Cidade Blindada e policiamento do Festejo do Senhor do Bonfim, realizados nas cidades de Natividade, Araguacema e Fortaleza do Tabocão. Essas ações, de acordo com a própria Polícia, teve o intuito de fiscalizar, realizar blitz preventivas, abordagens a veículos e a pessoas, e assim, proporcionar segurança à população nos momentos de lazer, eventos religiosos e regionais, e em datas específicas.

 

A Operação Hórus Divisa realizada na região de Pequizeiro, desencadeada após ataque a um carro forte, foi a maior operação já desenvolvida em solo tocantinense, com emprego de mais de 200 policiais, 40 viaturas, duas aeronaves. Como resultado se obteve a contenção de seis indivíduos, os quais foram mortos ao confrontarem com disparos de arma de fogo com os policiais. Foram apreendidos dois fuzis semiautomáticos, revólver, pistola e 500 munições.

 

Além de outras 821 operações descentralizadas que atenderam a população em shows, festejos, feiras de exposições agropecuárias, reforço de policiamento em eventos regionais, recebimentos de numerários pelos servidores públicos, de cerco e bloqueio, dentre outros. As unidades especializadas: Batalhão de Polícia de Choque, Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e Divisas (BPMRED) também foram empregados.

 

Instrução e ensino na Polícia Militar

 

A instituição, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e outras instituições realizou em 2019 a capacitação de 3.107 policiais militares, por meio de 38 cursos. E mais, oito instruções de nivelamento de conhecimento nas unidades da corporação em Palmas e no interior, com 463 militares capacitados. Totalizando 3.570 profissionais dentre policiais militares do Tocantins, de outros estados, e público civil. Na corporação ainda há oito cursos em andamento ou em fase de finalização em que mais 211 profissionais estarão capacitados.

 

Aquisição de material e equipamentos

 

Foram entregues às unidades da PM  101 carabinas Imbel calibre 5,56, 44 pistolas Taurus calibre. 40, 1.459 pistolas Glock, 27 fuzis AR - 10 calibre 7,62, 32 escudos balísticos, oito mil munições calibre 7,26, mil munições calibre. 40, 300 calibre 223, 429 munições calibre 12. E ainda, 30 cartuchos de taser, 60 mil munições calibre 9mm, 1.250 munições calibre 12 elastomeros, dois lançadores AM600, 115 espargidores, 277 granadas, 146 capacetes balísticos, 106 coletes balísticos,  seis mil itens de fardamento e 900 coturnos.

 

Atividades educacionais e de prevenção

 

Houve ainda a execução do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar, em 2019. O programa iniciou suas atividades no estado em 2002 e desde então já atendeu 443.545 crianças e adolescentes e 9.159 pais. Somente neste ano foram 25.135 crianças e adolescentes e 2.479 em todo estado. Este ano o programa de caráter preventivo atingiu a marca histórica de atender os 139 municípios do estado.

 

Ações voltadas para prevenção foram realizadas em todo o estado como a que atendeu 30 alunos da  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Tocantinópolis, o atendimento a 22 alunos indígenas Apinajés da Aldeia Mariazinha, situada em Tocantinópolis, e 500 crianças e adolescentes atendidas em ciclo de palestras sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil  na cidade de Lagoa da Confusão.

 

Segundo o comandante da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras  Barbosa, “o empenho dos policiais militares e o comprometimento da corporação pode ser retratado no balanço anual que a produtividade por meio de centenas de operações que tornam nossas cidades mais seguras, não deixando de lado o trabalho preventivo da PM realizado pelo Proerd, que este ano alcançou todos os municípios do estado. Feito este pioneiro no Tocantins, pois nenhuma outra federação do país contempla 100% dos municípios. E assim, a Polícia Militar trabalha ininterruptamente em busca de uma sociedade mais justa, solidária e que priorize a cultura de paz”, conclui Jaizon Veras  Barbosa.

Comentários (0)