Balanço da PM demonstra considerável queda na criminalidade no Tocantins

A queda mais expressiva foi no roubo à transeuntes, no qual as pessoas são abordadas na rua mediante uso de violência, como no caso de roubo de celulares

PM divulga balanço semestral de 2018
Descrição: PM divulga balanço semestral de 2018 Crédito: Divulgação/PM-TO

A criminalidade no Tocantins vem diminuindo consideravelmente, afirma a Polícia Militar mediante balanço divulgado nesta sexta-feira, 13. De acordo com a corporação, tanto no Estado como um todo quanto nas três maiores cidades tocantinenses (Palmas, Araguaína e Gurupi), a quantidade de ocorrência registrada caiu e quem demonstra isso são os dados do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESPJC).

 

O comparativo leva em consideração o período de janeiro a maio, tanto em 2017 quanto em 2018. Foram avaliadas ocorrências registradas pela PM nos casos de roubo e furto a transeunte, em estabelecimento comercial ou de serviços, em residência, porte ilegal de arma de fogo e entorpecentes (posse, porte, uso e tráfico), furtos e roubos a instituições financeiras, dentre outros.

 

Entre as ações criminosas avaliadas, o roubo à transeunte, no qual as pessoas são abordadas na rua mediante uso de violência, como no caso de roubo de celulares, foi o que teve a queda mais expressiva: teve redução de 46,11%. “No período de janeiro a maio de 2017 foram registradas pela PM 1.748 ocorrências em todo estado, já no mesmo período de 2018 o número caiu para 942”, contabiliza a PM.

 

Municípios

 

Dentre as principais cidades, Araguaína foi a que apresentou a maior queda nesse tipo de ocorrência com diminuição de 53,28%, seguida por Gurupi (50,67%) e Palmas (31,45%). Os registros de roubo e furto em residência tiveram queda de 22,56% e 18,93% respectivamente.

 

Quanto aos furtos em instituições financeiras (bancos, agência dos Correios e Casas lotéricas), a redução em relação ao primeiro semestre de 2017 (24) para o primeiro semestre de 2018 (11) foi de mais de 50%. O número de roubos a estes locais teve uma queda de 83,78%, de 37 em 2017 para seis em 2018.

 

Motivo

 

Para o comando da PM, os números positivos representam o constante trabalho da instituição, tanto no trabalho de prevenção com reuniões, palestras, ações sociais, cursos e capacitações internas do efetivo, quanto no trabalho coercitivo, através de operações policiais.

 

“Como resultado das operações, em 2018 foram registradas 113 apreensões de armas de fogo. No mesmo período, foram registradas 52 ocorrências de posse de entorpecentes, ao passo que 94 ocorrências de tráfico de entorpecentes foram apresentadas nas delegacias”, finaliza o balanço.

 

Comentários (0)