Bancários farão "Bananaço" nesta 6ª para chamar atenção sobre greve

Mobilização acontecerá em Palmas, Gurupi e Araguaína. Os manifestantes distribuirão bananas, que simbolizam a "enrolação" dos banqueiros em negociar com a classe...

Bancários querem chamar atenção com manifestação
Descrição: Bancários querem chamar atenção com manifestação Crédito: T1 Notícias

O Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) realizará Ato Público, nomeado de “Bananaço”, nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. A manifestação, que acontece nessa sexta-feira, dia 4, às 10 horas, visa chamar a atenção dos banqueiros e do poder público a respeito da greve.

Segundo o presidente do SINTEC-TO, Crispim Batista Filho, a mobilização é uma maneira de fazer com que o Sindicato seja ouvido e a FENABAN (Federação Nacional dos Bancos), e os representantes dos bancos públicos – Banco do Brasil, Banco da Amazônia e a Caixa Econômica Federal – voltem às negociações com a categoria.  

Durante o ato terá um carro de som em frente às agências bancárias e serão distribuídas bananas nas avenidas das cidades, além de uma mobilização com a classe. Durante o “Bananaço” os bancários apresentarão suas reivindicações.

O Presidente do Sindicato informa que os bancários deverão comparecer ao local do ato às 8 horas para começar a mobilização.

De acordo com o presidente do SINTEC, Crispim Batista Filho, a banana representa toda enrolação e intransigência dos banqueiros. “Nós bancários estamos devolvendo toda intolerância, todos os assédios e pressões que a categoria sofre no dia-a-dia. É uma maneira de protestarmos, de chamarmos a atenção para o abuso de poder dos banqueiros com seus empregados”, explicou.

O quê – Ato Público “Bananaço”

Quando – Sexta-feira, 04/10; às 10 horas para a sociedade em geral e às 8 horas para os bancários.

Onde – Araguaína: Em frente ao BB na Av. Cônego João Lima – Centro; Gurupi: Em frente ao BB, na Rua 5, esquina com a Av. Pará; Palmas: em frente ao Banco do Brasil da JK.

 

TRT cassa liminar e bancários do Itaú podem voltar à greve a partir deste 6ª

Nessa quinta-feira, 03/10, o Tribunal Regional do Trabalho TRT (10ª Região - DF) cassa liminar, do Juiz da 2ª Vara do Trabalho de Palmas, Francisco Rodrigues Barros, na ação de interdito proibitório, que determinava que o Sindicato liberasse a entrada das agências, permitindo a circulação dos bancários e da população em geral.

O desembargador, Douglas Alencar Rodrigues, do TRT (10ª Região DF), entendeu que o Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) em momento algum agiu de forma ilegal, assegurando seu direito de greve. “(...) Assinalo, ademais, que no ato decisório impugnado não há referência a qualquer prova no sentido de que os empregados do litisconsorte passivo estejam impedindo o direito de ir e vir de clientes e trabalhadores que não aderiram à greve (...)”, descreveu na decisão de cassação da liminar.

De acordo com o presidente do Sindicato, Crispim Batista Filho, a partir de amanhã, dia 04/10, as agências do Banco Itaú, em todo estado poderão paralisar novamente. “Com o deferimento da liminar o Sindicato poderá ter acesso às agências para convencer os bancários de retornar à greve já que com na decisão anterior, o sindicato estava impedido de entrar nas agências bancárias e convencer os empregados a aderir ao movimento, por determinação da instituição financeira (Itaú)”, explicou.

 

(Atualizada às 14h22)

Comentários (0)