Bancários rejeitam proposta e aguardam nova negociação:greve pode começar dia 1º

Com rejeição de proposta, greve dos bancários deve começar no dia 1º de outubro, se não houver negociação com a Fenaban

Sem acordo, bancários estão prontos para greve
Descrição: Sem acordo, bancários estão prontos para greve Crédito: Ascom

Em assembleia realizada nesta terça-feira, 23, bancários rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos referente ao reajuste salarial de 7% nas cláusulas econômicas e de 7,5% no piso salarial da categoria. A assembleia foi realizada na sede do Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) em Palmas.

 

Com a rejeição da proposta a categoria fica aguardando que até a próxima sexta-feira, 26, a Fenaban apresente uma nova proposta e caso continue sem acordo, a greve deve iniciar no próximo dia 1° de outubro. Uma nova assembleia será realizada para votação da greve por tempo indeterminado.

 

Além da apresentação da proposta, ainda na ocasião o presidente do SINTEC-TO, Crispim Batista Filho, e diretores discutiram como foram as rodas de negociações e poucos avanços alcançados.

 

“A oferta é insuficiente, nosso pedido de reajuste de 12,5%. Discutimos aqui o que foi levado para as reuniões, como a precariedade das condições de trabalho, o alto índice de assédio moral e sexual. A alta a pressão por resultados e cobrança de metas abusivas o que têm provocado grande adoecimento dos trabalhadores”, destacou Crispim.

 

De acordo com o presidente, foram sete rodadas de negociações com a Fenaaban e sem avanços, pois os banqueiros não demonstram interesses em atender as reivindicações da Campanha Salarial 2014. Crispim chama a atenção para a alta lucratividade dos bancos.

 

“Não justifica, os bancos lideram os setores que mais lucram este ano. Nossa união é nacional e vamos mobilizar a categoria para lutar por mais benefícios, a proposta apresentada não traz nenhuma perspectiva de acordo favorável aos bancários”, afirmou. 

 

Reuniões

Acontece nesta quarta-feira, 24, mais duas reuniões de negociações com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O presidente do SINTEC-TO, Crispim Batista Filho e o vice-presidente, Célio Mascarenhas, participarão das reuniões em Brasília.

 

Preparados para greve

 Desde a última segunda-feira, 15, que os diretores do SINTEC-TO iniciaram a entrega do “Kit Greve” para todas as agências bancárias do Estado. O kit é composto por folders, faixas, cartazes e camisetas.

 

Comentários (0)