BRK é multada em mais de R$2 milhões por má prestação de serviço

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as reclamações contra a BRK dobraram nos últimos dois anos.

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A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon/TO) informou nesta quinta-feira, 06, que multou a concessionária de água BRK Ambiental em R$ 2.282.842,48 (dois milhões, duzentos e oitenta e dois mil oitocentos e quarenta e dois reais e quarenta e oito centavos) por má prestação de serviço e por descumprir um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) firmado em 2015. Ao T1 Notícias, a empresa informou que cumpre todas as obrigações previstas no TAC firmado com o Procon.

 

Segundo o órgão de defesa do consumidor, as reclamações contra a BRK dobraram nos últimos dois anos. Em 2016, o Procon realizou 1.300 atendimentos de reclamações de consumidores contra a BRK. Já em  2017 foram 2.487. No ano de 2018, o total foi 2.787 e até o início do mês de junho deste ano, já foram realizadas 982 reclamações.

 

Ainda de acordo com o Procon as reclamações se referem à má qualidade dos serviços de água e esgoto, incluindo problemas no fornecimento do serviço, cobrança indevida, aumento variável e injustificado das faturas, indevida suspensão do serviço, repasse de informações imprecisas, demora no atendimento (SAC), entre outros.

 

No TAC assinado em 2015 com o Procon, a BRK se comprometeu, a apresentar proposta de acordo para as reclamações movidas pelos consumidores, responder às Cartas de Informações Preliminares (CIP Eletrônica) dentro do prazo, contatar diretamente o cliente para agilizar a solução do problema e disponibilizar canal de atendimento exclusivo ao Procon com atendente para resolver as demandas durante Atendimento Preliminar. Mas segundo o Procon as condições não foram integralmente cumpridas.

 

Ainda segundo a superintendência, a concessionária não buscou uma solução para os problemas enfrentados pelos consumidores.

 

Nota da BRK

 

"A BRK Ambiental informa que cumpre todas as obrigações previstas no TAC firmado com o Procon. Nestes cinco meses do ano houve redução de 33% nos processos do órgão quando comparado com o mesmo período do ano anterior.  Entre as ações adotadas estão a criação de um canal de atendimento exclusivo ao Procon, a implantação de novos procedimentos comerciais para negociação com clientes e a capacitação de equipes da concessionária. Além disso, 100% das Cartas de Informações Preliminares (CIP) emitidas pelo Procon são respondidas dentro do prazo.  Atualmente, a BRK Ambiental mantém seu índice de 90%  de resolutividade dos casos de reclamação".

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