Campanha de Vacinação da Pólio continua até o dia 21

A campanha de vacinação contra a paralisia infantil segue até o próximo dia 21. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado..

Os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao término da campanha de vacinação e levar as crianças para tomar a vacina da Pólio contra a paralisia infantil. A campanha encerra no próximo dia 21. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Estado e todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem se vacinar.

Para a campanha deste ano, o Tocantins dispõe de 250 mil doses para atender a necessidade de vacinação. A meta do Estado é vacinar 95% de 114.291 crianças, ou seja, 108.576 crianças de seis meses a menores de cinco anos. Até esta segunda-feira, 10, o Estado já havia vacinado 38.335 crianças, o que corresponde a 33,53% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Em Palmas, a mãe de Thies Alves da Silva, de dois anos, procurou logo cedo o posto de saúde para poder imunizar seu filho e atualizar o cartão de vacinação. “Não quero que meu filho tenha problemas de saúde, por isso sempre estou de olho no seu cartão de vacinação”, disse a mãe, Maria Eliene Tito.

A coordenadora de Imunização da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, Marlene Alves salienta que agora os municípios devem fazer busca ativa das crianças para poder realizar a vacinação. “Os pais e responsáveis que ainda não levaram suas crianças para vacinar devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e vacinar as crianças, além disso, os agentes comunitários de saúde vão visitar as residências em busca das crianças que ainda não vacinaram e alertar para o período da campanha”.

Sobre a Pólio

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e a possibilidade de paralisia. A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a doença e a incidência de efeitos colaterais da vacinação é extremamente rara, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde.


No Brasil não há registro da doença há 24 anos, sendo que o último caso conhecido ocorreu em 1989. Mas o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia.

Comentários (0)