Carlesse declara situação de emergência em Porto Nacional para agilizar ações

Segundo o governo, com o decreto será possível agilizar as ações para amenizar as dificuldades enfrentadas pela população que precisa atravessar a ponte em busca de serviços públicos e do comércio

Objetivo do Governo é de agilizar as ações para amenizar dificuldades
Descrição: Objetivo do Governo é de agilizar as ações para amenizar dificuldades Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Na noite de ontem, 12, o governador Mauro Carlesse (PHS) assinou o Decreto 5.907, publicado no Diário Oficial desta terça, que declara situação de emergência na região de Porto Nacional, em razão da interdição da ponte sobre o Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, na TO-255. Segundo o governo, com o decreto será possível agilizar as ações para amenizar as dificuldades enfrentadas pela população que precisa atravessar a ponte em busca de serviços públicos e do comércio local.

 

Com o decreto de emergência, a Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação fica autorizada a adotar soluções alternativas e temporárias para garantir a circulação de pessoas, bens e serviços, com a devida segurança. A edição do decreto também possibilita à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) a contratação e a realização de estudos, a execução de serviços, além de reparos e reformas que permitam a utilização da ponte.

 

O Governo do Estado pontuou que, para decretar situação de emergência, levou em consideração que a formação do Lago com a construção da Usina de Lajeado, alterou as condições normais da ponte, com a modificação do regime de enchentes e vazantes, passando os tubulões, blocos, pilares e a superestrutura a sofrerem os efeitos da alcalinização, além de uma fissuração dos pilares e vigas caixões dos balanços dos pilares, em virtude da proximidade com a lâmina d’agua que umidifica constantemente essa parte da ponte.

 

Outro ponto destacado no decreto é a condição de pavimento para o tráfego de veículos e também as passarelas de pedestres, que estão bastante deterioradas, além de depredação por vandalismo nessas passarelas.

 

O decreto considerou ainda que, nestes 41 anos de utilização, a ponte da TO-255 também foi afetada significativamente pelo aumento da frota de veículos e capacidade de carga de caminhões e carretas, algo impensado no projeto inicial da ponte.

 

“Com o decreto, o Governo do Estado espera implementar iniciativas que visam amenizar os problemas ocasionados com a interdição da ponte, em um curto espaço de tempo”, informou o Estado.

 

(Com informações do Governo do Tocantins)

Comentários (0)