Casos de suspeita de dengue aumentam em Palmas e no Tocantins

Casos de suspeita de dengue aumentam: pacientes são atendidos e mandados embora com orientações de alerta para dengue

Casos de suspeita de dengue aumentam na capital e no Estado
Descrição: Casos de suspeita de dengue aumentam na capital e no Estado Crédito: Divulgação

Os casos de suspeita de dengue na Capital só aumentam neste primeiro mês do ano, o que é possível aferir nas unidades de atendimento. Os usuários da rede municipal de saúde relatam que há resistência em notificar os casos de dengue e fontes ouvidas pelo Portal T1 Notícias contam que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão cheias, que são pessoas apresentando os mesmos sintomas e orientados pelos enfermeiros e médicos a terem os mesmos cuidados, mas sem diagnóstico.

 

"Muita gente com febre, dor, os mesmos sintomas. Eles não dizem que é dengue, mas mandam tomar paracetamol e ficar de repouso", conta a paciente Luiza Lima, que esteve por duas vezes na Unidade Norte de Palmas. Ela conta que o alerta no local é para casos de dengue, mas, sem diagnóstico, tratam a situação como virose.

 

Outra fonte ouvida pelo Portal relata que há dificuldade em notificar os casos de dengue. "Parece que eles não estão querendo dizer que é dengue, que há calamidade, mas é o que tá acontecendo. Cheio de gente com a mesma suspeita", diz um paciente que preferiu não se identificar.

 

Uma fonte do Estado conferiu que os hospitais estão cheios de pessoas apresentando os mesmos sintomas, mas sem diagnóstico para dengue, ainda. "Estão sendo notificados casos de virose relacionadas ao mosquito transmissor", o aedes egypti.

 

O Portal T1 Notícias contatou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus). No entanto, ambas não responderam sobre os casos de dengue, viroses, notificações ou estado de calamidade pública. O T1 aguarda os dados de atendimentos e informações sobre as ações de saúde para o caso em questão.

 

 

 

Comentários (0)