Célio, Gedeon e Juvenal disputam preferência da advocacia tocantinense nesta quarta

São três chapas concorrendo ao comando da Ordem e 4,7 mil profissionais estão aptos a votar nas 14 subseções

Candidatos disputam preferência de advogados(as) do Estado
Descrição: Candidatos disputam preferência de advogados(as) do Estado Crédito: Montagem T1

É chegada a quarta-feira, 28, dia da eleição que irá escolher o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO).Concorrem três chapas encabeçadas pelos advogados Célio Henrique Magalhães, Gedeon Pitaluga e Juvenal Klayber. A eleição ocorre das 9 às 17 horas com urnas eletrônicas cedidas e programadas pelo TRE-TO. Serão escolhidos os dirigentes da Seccional e das 14 subseções da OAB.

 

Ao todo, são 4.773 advogados e advogadas aptos a votar nas Eleições da OAB-TO para o mandato do Triênio 2019/2021.

 

Candidatos

 

As chapas são “Advocacia Unida e OAB Respeitada”, liderada por Juvenal Klayber Coelho, com Adriana Abi–Jaudi Brandão como candidata a vice-presidente. “OAB Proativa”, chapa liderada pelo advogado Célio Henrique Magalhães Rocha e Albery César como candidato a vice. E “OAB-TO Independente”,  chapa encabeçada por Gedeon Batista Pitaluga Júnior e Janay Garcia, como candidata a vice-presidente.

 

O candidato a presidente Célio Henrique Magalhaes declarou ao Portal T1 Notícias que chega a reta final da campanha depois de percorrer várias cidades do interior do estado, além da capital, promovendo o debate com mulheres e a juventude da advocacia, especialmente. “Estamos muito confiantes de que temos as melhores propostas. É a eficiência da gestão atual que atuou nesse último triênio e vamos continuar com o bom trabalho na próxima gestão”, avalia.

 

O candidato ainda falou sobre as denúncias entre chapas nesta reta final de campanha. Para ele, isso ocorreu em função de processos de investigação dos outros adversários, o que lamenta. “Eu lamento que o debate tenha perdido o caráter propositivo, mas nós estamos confiantes de que amanhã teremos uma vitória bastante expressiva”.

 

O candidato Gedeon Pitaluga declarou que se orgulha da composição de chapa, a OAB Independente, e da condução dada à campanha. “Fizemos uma campanha muito bonita, alegre e divertida, nos preocupando por fazer um debate limpo, transparente e democrático. Focamos nossos esforços na apresentação de propostas para a melhoria da condição de trabalho da advocacia, ampliando a atuação da Caixa de Assistência da Advocacia e da Escola Superior da Advocacia. Apresentamos projetos inovadores para a Ordem, como o programa de Anuidade Zero, de congelamento do valor da anuidade, da atuação contundente no auxílio ao jovem advogado e na defesa dos direitos da mulher advogada. Também fizemos um debate firme sobre a defesa das prerrogativas dos advogados e trataremos esse assunto com a maior seriedade e força na próxima gestão”, afirma.

 

Para o candidato a campanha deixou evidente a diferença entre as chapas e fez críticas aos adversários, nesta reta final. “A candidatura de Juvenal Klayber representa a volta ao passado, com a presença na chapa dos ex-presidentes Ercílio Bezerra e Epitácio Brandão. Já a de Célio Henrique é o continuísmo da gestão atual que não deu certo. Nós representamos o oposto das duas chapas. Representamos a inovação e faremos a verdadeira transformação na OAB”.

 

Já o candidato Juvenal Klayber afirma ter a certeza de ter feito uma campanha limpa, propositiva e sem depreciar a advocacia. "Conseguimos reunir advogados atuantes em todas as regiões e áreas do direito em prol da reunificação da advocacia e do respeito à OAB. Não temos um projeto pessoal, mas sim, de um grupo que quer uma Ordem melhor e verdadeiramente na defesa do advogado e suas prerrogativas", afirma.

 

Ele também está confiante na vitória. "Estamos tranquilos e confiantes, uma vez que dialogamos com a classe em todas as regiões, mostrando propostas factíveis para melhorar a advocacia, e esperamos uma eleição tranquila, na certeza de que os advogados saberão escolher o melhor para a nossa classe no Tocantins".

 

Votação

 

A votação vai ocorrer na sede da Seccional em Palmas e nas 14 cidades com subseção da OAB. Além do comando da Seccional, serão escolhidas as diretorias das subseções. Das 14 cidades, 9 estão com chapa única e 5 terão duas chapas disputando – Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Colinas. Portanto, nas subseções os advogados e advogadas vão votar duas vezes – primeiro para escolher a diretoria local e depois o comando da Seccional.

 

De acordo com o parágrafo 1º do Artigo 63 do Estatuto da Advocacia, o voto é obrigatório para todos os inscritos na OAB. Ao todo, a OAB-TO tem 7 mil advogados e advogadas inscritos ativos, mas só estão aptos a votar aqueles com a anuidade em dia. O Artigo 134 do Regulamento Geral da OAB prevê que quem não votar, paga multa de 20% do valor da anuidade. Em caso de ausência, o advogado ou advogada poderá justificar em formulário que será disponibilizado a partir do dia 28 de novembro, em destaque na home do site da OAB (http://www.oabto.org.br). Todos os documentos relativos ao período eleitoral estão publicados no link: http://www.oabto.org.br/pagina-eleicoes-2018.

Comentários (0)